Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ação do Ministério Público contra CBF será julgada na Vara Cível

Na semana passada, o julgamento não chegou ao final porque o magistrado pediu mais tempo para analisar

Ação do Ministério Público contra CBF será julgada na Vara Cível
Notícias ao Minuto Brasil

05:33 - 05/12/18 por Folhapress

Esporte Cartolas

O desembargador Lúcio Durante anunciou nesta terça (4) o seu voto na disputa travada entre a CBF e o Ministério Público sobre a mudança do colégio eleitoral da entidade. Ele acompanhou o votos dos outros dois magistrados da 19ª Câmara Cível, que determinaram que a Vara Cível é a competente para julgar a ação que contesta a alteração.

Na semana passada, o julgamento não chegou ao final porque o magistrado pediu mais tempo para analisar. Na decisão, os desembargadores não concordaram em extinguir a ação, como os advogados da CBF pediram no recurso.

Se o pedido do Ministério Público obtiver sucesso na Vara Cível, a ação pode obrigar a entidade a realizar uma nova eleição, caso o peso dos votos dos participantes do pleito caírem.

+ Tite se recusa a encontrar Bolsonaro antes da disputa da Copa América

Em 2017, a CBF incluiu os 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro no seu colégio eleitoral, mas sem reduzir a participação das federações. A mudança ocorreu numa reunião da entidade que contou apenas com representantes das federações.

O Ministério Público queria que o caso fosse julgado no Juizado Especial do Torcedor. Na ação, o procurador Rodrigo Terra argumenta que a confederação não respeitou os princípios de publicidade e transparência, previstos no Estatuto do Torcedor, já que os clubes da Série A não foram convocados para a assembleia que reduziu sua representatividade nas eleições da entidade.

A CBF já havia obtido uma liminar alegando que o Estatuto do Torcedor não poderia ser aplicado para questionar mudanças estatutárias, como alteração no colégio eleitoral.

O Ministério Público alega que a inclusão de pesos diferentes no pleito foi uma forma de o atual grupo político que comanda a CBF manter o poder das federações na eleição.

Isso entraria em conflito com o objetivo da legislação que obrigou a participação dos clubes da Série B na eleição: dar maior protagonismo às agremiações na entidade.

Em abril, Rogério Caboclo foi eleito presidente da CBF. Apenas três clubes (Flamengo, Corinthians e Atlético-PR) não votaram no afilhado político de Marco Polo Del Nero, banido pela Fifa do futebol neste ano por corrupção. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório