Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Time que perdeu de 20 a 0 é excluído da Série C da Itália

O Pro Piacenza havia escalado apenas jogadores juvenis

Time que perdeu de 20 a 0 é excluído da Série C da Itália
Notícias ao Minuto Brasil

16:42 - 18/02/19 por ANSA

Esporte Pro Piacenza

O Pro Piacenza, time da Lega Pro, a terceira divisão do futebol italiano, foi excluído do torneio nesta segunda-feira (18), um dia após ter perdido de 20 a 0 em um duelo contra o Cuneo.

A decisão foi tomada pelo juiz desportivo da Série C, Pasquale Marino, que também impôs uma multa de 20 mil euros ao clube da Emília-Romana. Todas as partidas disputadas pelo Pro Piacenza no primeiro turno não terão valor para a classificação, enquanto as do segundo terão placar de W.O., ou seja, 3 a 0 para o time adversário.

A equipe, que vive uma grave crise financeira, iniciara o jogo contra o Cuneo com o número mínimo de jogadores, sete, todos eles juvenis. O massagista do clube, Alessio Picciarelli, 38 anos, chegou a entrar em campo durante alguns minutos no segundo tempo. Ele foi suspenso pelo tribunal desportivo até o fim de 2019.

+ Dirigentes da categoria de base do Flamengo prestam depoimento

"O inaceitável comportamento do clube obrigou tanto seus jogadores quanto os da equipe adversária a disputarem uma partida farsesca do ponto de vista técnico (além de perigosa para a incolumidade física de sujeitos não preparados adequadamente do ponto de vista competitivo)", sentenciou o juiz.

O episódio vem sendo tratado como uma das maiores vergonhas recentes do futebol italiano e colocou em questão o excesso de times na Lega Pro. O torneio é disputado atualmente por dois grupos de 20 equipes e um de 18.

Uma partida do Pro Piacenza em janeiro, contra o Alessandria, já havia sido suspensa pouco depois de seu início por ordem da Federação Italiana de Futebol (Figc), já que a equipe se apresentara em campo com jogadores juvenis filiados de última hora.

O clube ainda ficou sem atuar durante várias rodadas devido a uma greve de jogadores e da comissão técnica por conta de atrasos nos salários. Como ficou sem atletas profissionais, o Pro Piacenza decidiu escalar jogadores sub-20 contra o Cuneo para evitar um novo W.O., o que causaria sua exclusão do torneio.

+ Figo rasga elogios a Vinicius Junior: 'talentoso e fantástico'

"É uma vergonha isso que aconteceu em Cuneo. A humilhação de sete jovens do Pro Piacenza é algo que não quero ver novamente", disse o subsecretário do Conselho dos Ministros da Itália, Giancarlo Giorgetti, que também cuida das políticas do governo para os esportes. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório