Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coutinho decepciona sem reação no Barcelona e já agita mercado

Estado de ânimo do jogador tem gerado preocupação, tanto da comissão técnica quanto nos companheiros de clube

Coutinho decepciona sem reação no Barcelona e já agita mercado
Notícias ao Minuto Brasil

09:17 - 21/02/19 por Folhapress

Esporte Sem ânimo

LYON, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) - Pouco mais de um ano depois de forçar a saída do Liverpool rumo ao Barcelona, Philippe Coutinho ainda não encontrou a felicidade que imaginava desfrutar na Catalunha. Nesta semana, o brasileiro deixou o estádio do Lyon mais uma vez cabisbaixo, após jogo da Liga dos Campeões, sem atender a imprensa, em um comportamento que virou padrão da temporada. Sem demonstrar reação diante do mau momento, o meia já agita especulações para a janela de transferências do verão europeu.

O estado de ânimo de Coutinho tem gerado preocupação, tanto da comissão técnica quanto do grupo de jogadores do Barcelona. Amigos mais próximos do brasileiro no elenco, como o uruguaio Luis Suárez, tentam motivar o meia na missão de recuperação de seu auge técnico. Até mesmo Lionel Messi ofereceu um gesto de generosidade ao companheiro.

O astro argentino deu a bola para que Coutinho cobrasse o pênalti na vitória sobre o Sevilla por 5 a 1, quando o jogo ainda estava empatado sem gols. Nesta partida da Copa do Rei da Espanha, em 30 de janeiro, o brasileiro teve um de seus melhores momentos na temporada, bastante elogiado pela mídia catalã. No entanto, em um compromisso posterior, foi mal no 0 a 0 com o Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol, e foi duramente criticado de novo.

+ 'Tenho 5 Ligas dos Campeões, o Atlético, 0', diz CR7 após derrota

+ Neymar volta ao Brasil nesta quinta para sequência de tratamento no pé

A oscilação de performance tem sido a marca da temporada de Coutinho. O brasileiro começou a temporada como peça de meio-campo, mas logo foi sacado do time, pelo fato de o técnico Ernesto Valverde entender que esta formação deixava a equipe mais vulnerável defensivamente. A partir daí, o ex-jogador do Liverpool passou a duelar por uma vaga no ataque com Ousmane Dembélé. Por enquanto, a vantagem é do campeão mundial com a França.

Mesmo criando problemas de disciplina, com atrasos em treinos e vício em videogame, Dembélé se firmou como primeira opção. O francês tem conseguido participar mais de jogadas de gol, com seu estilo de profundidade, velocidade e facilidade de encarar adversários no mano a mano. Coutinho, por sua vez, não vem sendo tão efetivo, nem emplacando sua jogada de assinatura, quando sai da ponta para o centro em busca da finalização cruzada.

Recentemente Dembélé ficou afastado por uma lesão, em ocorrência que ofereceu a Coutinho a oportunidade de atuar em oito jogos seguidos. Apesar de boas performances, como na vitória sobre o Sevilla, o brasileiro não embalou. São 8 gols e 5 assistências na temporada até aqui.

CONVERSA

Já no final de 2018, Coutinho levou a insatisfação pelo momento no Barcelona ao elenco da seleção. O meia chegou a conversar com alguns colegas que defendem o PSG sobre uma eventual possibilidade de transferência.

No entanto, a mudança para Paris parece pouco provável, já que o alto custo do jogador ameaçaria o PSG dentro dos padrões do "fair play" financeiro da Uefa - o Barcelona pagou 160 milhões de euros pelo brasileiro em 2018. De resto, a relação entre os dois clubes envolvidos também não é das melhores, ainda sob o desgaste da saída de Neymar da Catalunha em 2017.

Mesmo assim, Coutinho segue com alto valor de mercado e inspira especulações sobre uma volta à Premier League. Nas últimas semanas, o jornal "The Independent", de Londres, noticiou que o brasileiro seria prioridade do Chelsea caso o clube negocie o belga Eden Hazard.

Mas o principal obstáculo para esta movimentação é familiar. Em janeiro de 2018, quando deixou o Liverpool, uma das motivações do jogador era contentar a esposa, que queria retornar a Barcelona - o casal morou na cidade espanhola em 2012, quando o ex-vascaíno defendeu a camisa do Espanyol.

Porém, existem outras opções. Segundo apuração da reportagem, o estafe de Coutinho já vem lidando com algumas sondagens sobre o futuro. O atual contrato do brasileiro com o Barcelona dura até 2023.

TÉCNICO

Na última terça-feira, Coutinho voltou a ignorar a imprensa da Espanha ao final da partida contra o Lyon, pela Liga dos Campeões. O brasileiro passou de cabeça baixa pela área de entrevistas conhecida como zona mista.

Coutinho entrou aos 22 minutos do segundo tempo no lugar de Dembelé e recebeu nota 5 do "Diário Sport", jornal de Barcelona, que destacou sua mobilidade e "um potente disparo de fora da área". Já o "Mundo Deportivo" foi mais crítico: "segue sem adicionar detalhes suficientes para dar a sensação que a sua condição de reserva é uma injustiça".

Depois do empate por 0 a 0 na França, o técnico Ernesto Valverde desconversou sobre o estado de desânimo do brasileiro.

"Acho que é mais uma sensação de fora. Vejo ele bem. Queremos que marque e se anime, mas ele está bem", comentou o treinador do Barcelona.

"Coutinho é um jogador fundamental para nós. Hoje pensei em começar com Dembélé. Outro dia coloquei o Dembélé porque ele estava voltando de lesão e precisávamos dos dois em plena forma. E principalmente agora, com esses jogos tão importantes na Liga dos Campeões e Copa do Rei, espero poder contar com os dois. E Coutinho entrou como sempre. É um grande jogador e esperamos muito dele", acrescentou Valverde.

Recentemente Valverde acertou a renovação de contrato com o Barcelona até o final da temporada 2019-20. Para a imprensa que acompanha de perto o clube catalão, a sequência de trabalho do treinador, que já demonstrou preferir Dembélé no time, pode significar uma necessidade de mudança para Coutinho.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório