Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após falhas, Buffon vira reserva e vê fim de carreira melancólico

A fase de Buffon em segundo plano, somada às recentes críticas de imprensa e torcedores, causa uma sensação de proximidade do fim da carreira

Após falhas, Buffon vira reserva e vê fim de carreira melancólico
Notícias ao Minuto Brasil

15:24 - 03/04/19 por Folhapress

Esporte PSG

PARIS, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) - Em silêncio, o PSG agiu para poupar Gianluigi Buffon de perseguição da torcida por conta da atuação ruim na eliminação para o Manchester United, nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Aos 41 anos, o ídolo italiano passou à condição de reserva e já completa quase um mês sem atuar na França. Uma nova chance é aguardada nesta quarta-feira (3), diante do Nantes, pela semifinal da Copa da França, no Parque dos Príncipes, em Paris.

Mas Buffon ainda tem o aproveitamento no jogo visto como incerto. O campeão da Copa de 2006 foi o titular do time no último compromisso nesSa competição, na vitória por 3 a 0 contra o Dijon, em 26 de fevereiro. No entanto, após o fatídico duelo contra o Manchester United no começo de março, somente o francês Alphonse Areola defendeu a meta nos três jogos seguintes, quebrando assim um rodízio entre os dois.

+ Neymar volta a treinar no PSG após mais de 2 meses

A fase de Buffon em segundo plano, somada às recentes críticas de imprensa e torcedores, causa uma sensação de proximidade do fim da carreira. O contrato do veterano italiano com o PSG termina ao fim da atual temporada.

"Tem gente dentro do PSG que ainda é favorável a contratar outro goleiro. Acontecendo, seria um novo titular. Isso acarretaria em aposentadoria do Buffon ou aceitação de uma reserva, pois não é possível que ele e Areola aceitem ficar por aqui vindo um novo jogador da posição", alertou Frederic Goulard, repórter do jornal francês Le Parisien.

O que ainda pesa contra Buffon é o fato de Areola ter grande apreço dos torcedores. O goleiro é formado nas categorias de base do PSG e é campeão do mundo com a França -foi um dos reservas de Hugo Lloris na Rússia, em 2018.

BUFFON CONVIVE COM CRÍTICAS EM PARIS

"Uma noite insegura do goleiro. Não justificou a contratação com falhas básicas", apontou o jornal esportivo francês L'Equipe após a eliminação para o Manchester United. A publicação apontou o veterano como o pior em campo na oportunidade, com a nota 2.

+ Pelé passa por exames em hospital de Paris e deve ser liberado hoje

O que prejudica a relação de Buffon com o torcedor é que a avaliação baixa na mídia tornou-se algo rotineiro. Os conceituados L'Equipe e Le Parisien têm média ao redor de 5.5 em notas para as atuações do goleiro do PSG. No total, foram 20 jogos realizados e 13 gols sofridos na temporada.

"O Buffon é espetacular. Todos aqui gostam da maneira como ele trabalha, e a relação entre ele e Areola é excelente. Nós não temos o que reclamar, e ele já provou ter talento o suficiente para superar qualquer adversidade", destacou Thomas Tuchel, treinador do PSG, recentemente.

Os pedidos de entrevista do goleiro italiano são negados pelo PSG no atual momento. O clube tenta preservar a imagem de uma lenda do futebol, sem deixar claro se conta com uma renovação contratual. Uma prorrogação do vínculo, neste momento, parece estar relacionada mais a aspectos fora de campo.

"O PSG jamais escondeu o peso que ele tem como um garoto propaganda do Qatar. Já faz até ações pensando na Copa de 2022 [que será disputada no país do Oriente Médio]. Agora, é inegável que ele tem grande apelo no grupo, muito respeito e ajudou bastante com a experiência em vestiário", destacou o jornalista Florent Tourchet, da revista France Football.

Um dos casos em que apareceu o tato de Buffon, sempre citado como valioso pela mídia francesa, foi uma conversa que o goleiro teve para controlar o nervosismo de Kylian Mbappé, após o jovem ser advertido publicamente por Thomas Tuchel em razão de atrasos em reuniões do elenco antes dos jogos.

"Tem horas que ouvir o Buffon é melhor do que ouvir qualquer dirigente. O Mbappé ali escuta um ídolo e abaixa a cabeça, sabe respeitar", comentou o jornalista Frederic Goulard.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório