Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após ofuscar Neymar, Mbappé admite deixar Paris por 'novo projeto'

"Eu aprendi muitas coisas no PSG. Eu sinto que esse pode ser o momento para assumir mais responsabilidades", disse o atleta

Após ofuscar Neymar, Mbappé admite deixar Paris por 'novo projeto'
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 20/05/19 por Notícias Ao Minuto

Esporte Futebol

PARIS, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) - Kylian Mbappé reinou sozinho na edição atual do Campeonato Francês. Neste domingo (19), no dia em que ganhou pela primeira vez o prêmio de melhor jogador da liga, superando Neymar nesta temporada, ele brilhou novamente e foi o centro das atenções. O atacante francês, porém, mandou um recado durante o discurso de vencedor e deixou em dúvida o seu futuro no Paris Saint-Germain. Ainda no palco da cerimônia, o jogador de 20 anos deu uma declaração surpreendente.

"Eu aprendi muitas coisas no PSG. Eu sinto que esse pode ser o momento para assumir mais responsabilidades. Espero que seja no PSG, e seria com grande prazer, ou pode ser fora, em um novo projeto".

Logo depois, durante as entrevistas aos repórteres, Mbappé foi questionado diversas vezes sobre sua afirmação que pegou de surpresa as pessoas presentes no evento em Paris, causando grande movimentação no local. Muitos jornalistas franceses interpretaram a frase forte como uma busca por protagonismo, colocando pressão na diretoria do PSG.

"Eu acho que já expliquei, já falei tudo. É o objetivo de uma cerimônia. Quando você está no palco você pode passar uma mensagem, e eu acho que fiz isso. Se eu continuar falando vai ser demais. E essa não é a mensagem que eu quero falar", disse o atacante francês.

Mesmo na disputa pelo prêmio, Neymar nem sequer compareceu ao evento. O PSG e o estafe do atleta não justificaram a ausência.

Estrela maior do evento deste domingo em Paris, Mbappé atraiu todos os holofotes e confirmou o favoritismo. O jovem francês tem contrato com o PSG até junho de 2023, mas já existem negociações para uma renovação do vínculo com valores maiores do que os atuais. Apesar disso, outros clubes europeus demonstram interesse na contratação do atleta, e o Real Madrid seria o principal possível destino no caso de uma transferência. Nas próximas semanas, as especulações devem aumentar.

No Campeonato Francês 2018/2019, Mbappé marcou 32 gols em 28 partidas disputadas, média de 1,14 gol por jogo, desempenho que superou com tranquilidade os seus concorrentes. Ano passado, ele tinha feito 13 gols nos mesmos 28 jogos, apresentando uma evolução considerável neste tempo. Mbappé ganhou o mesmo prêmio que Neymar havia conquistado na temporada anterior, com 19 gols em 20 jogos. Na competição atual, o brasileiro balançou as redes 15 vezes em 17 partidas. O camisa dez, porém, pelo segundo ano seguido desfalcou a equipe durante um período longo devido à lesão no pé direito.

Com o troféu em mãos e cercado por câmeras e microfones, Mbappé aparentava a tranquilidade de um atleta experiente apesar de ter apenas 20 anos. Ele falou sobre o sentimento de superar Neymar desta vez, mas evitou fazer comparações com o companheiro de PSG e destacou a força coletiva.

"É um prazer (ganhar esse prêmio). Os jogadores me ajudaram. É uma grande equipe, eu acho que francamente foi um bom ano e terminou da melhor forma com esse troféu".

Além do prêmio de melhor jogador, Mbappé também foi eleito pelo terceiro ano seguido como o melhor jovem do campeonato. A seleção do torneio teve a presença de seis atletas do Paris Saint-Germain, entre eles três brasileiros: Neymar, ausente na cerimônia de premiação, e os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, que estavam presentes neste domingo.

A seleção completa foi do Francês 2018/2019 foi: Maignan (Lille); Mendy (Lyon), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Lala (Strasbourg); Di Maria (PSG), Verratti (PSG), Ndombélé (Lyon) e Neymar (PSG), Mbappé (PSG), Pépé (Lille).

Bola de Ouro

Campeão do mundo em 2018 pela seleção da França, Mbappé deixou claro também o seu sonho de conquistar a Bola de Ouro. Ele apontou Messi como o favorito para levar o prêmio de melhor jogador do mundo este ano mais uma vez, mas já faz planos para as próximas disputas.

"Para um troféu como a Bola de Ouro, você nunca sabe quando estará pronto, porque muitos jogadores querem e não basta falar que estou pronto para ganhar. Eu preciso mostrar dentro de campo e continuar trabalhando, tenho muito trabalho ainda e a cada jogo vou tentar mostrar em campo. Quem sabe um dia eu conquisto?", analisou o atacante antes de dar sua opinião.

"Messi (deve ganhar este ano), a eliminação (na Champions League), não mudou nada. Ele é o primeiro e mostrou que é o melhor jogador do mundo esse ano. O ano vai até dezembro, mas tenho certeza que ele jogará bem até dezembro", completou

COPA AMÉRICA

Com relação próxima aos brasileiros do PSG, principalmente Neymar, mas também Daniel Alves, Marquinhos e Thiago Silva, Mbappé foi questionado se torceria para a seleção brasileira na Copa América deste ano, que começa no dia 14 de junho no Brasil. O jovem francês, porém, preferiu ficar em cima do muro em consideração aos outros sul-americanos do Paris Saint-Germain: os argentinos Di María e Paredes e o uruguaio Cavani.

"Claro que eu gostaria que o Brasil fosse o campeão, mas seria falta de respeito com os outros colegas porque tem Argentina, Uruguai. Que o melhor vença, e que um jogador do Paris Saint-Germain volte com a taça", finalizou.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório