Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresa de ex-jogador preso vende ingressos da seleção

Ronieliton Pereira Santos e seu sócio, Leandro Brito, foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal

Empresa de ex-jogador preso vende ingressos da seleção
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 27/05/19 por Notícias Ao Minuto

Esporte Polémica

SÃO PAULO, SP, E TERESÓPOLIS, RJ (FOLHAPRESS) - Uma empresa do ex-jogador Ronieliton Pereira Santos, o Roni, preso no último sábado (25), é responsável pela venda de ingressos para o amistoso entre Brasil e Qatar, que será realizado no próximo dia 5, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, como preparativo para a Copa América.

Roni e seu sócio, Leandro Brito, foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal antes da partida entre Botafogo e Palmeiras em um camarote do mesmo estádio que receberá a seleção. Eles são acusados de fraude na organização de eventos, incluindo jogos oficiais de futebol.

Os dois dividem sociedade em alguns negócios, dentre eles o site Meu Bilhete.

O torcedor que procurar ingressos para o próximo jogo do Brasil no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será redirecionado para a página da Meu Bilhete para realizar a compra.

No site da Roni7, empresa de Roni para agenciamento de jogadores e promoção de eventos, a Meu Bilhete é indicada como "uma das maiores plataformas de venda de ingressos online" e parceira para o comércio de entradas.

Em contato com a reportagem, a CBF afirmou que não tem relação com a Roni7, empresa investigada pela polícia.

Ainda segundo a confederação, a Meu Bilhete foi escolhida para vender os ingressos após vencer concorrência com outras sete empresas, por operar a grande maioria dos jogos no estádio Mané Garrincha e por cobrar a menor taxa para o serviço.

A entidade destacou também que a empresa Meu Bilhete "não terá nenhuma participação na organização ou na operação do jogo".

Em entrevista coletiva na manhã deste domingo (26), a polícia anunciou que está investigando "entre 15 e 20 jogos" organizados pela Roni7 nos últimos quatro anos.

"Vai ser apurado em quais desses eventos ocorreu fraude", disse Leonardo de Castro, delegado do setor de Coordenação Especial de Combate à corrupção, ao Crime Organizado e aos Crimes Contra a Administração Pública.

As investigações apontam que a empresa adulterava borderôs e divulgava público menor do que o que de fato estava presente, pagando menos impostos e taxas, já que estes são calculados com base na renda obtida. Outra alternativa era fraudar o número de entradas gratuitas.

"Isso ficou claro no jogo de 7 de fevereiro da Copa do Brasil entre Corinthians e Ferroviário-CE [em Londrina], quando o próprio narrador do jogo, ao receber a informação do público presente, comentou que no estádio havia mais torcedores do que o divulgado", disse o delegado.

O site da Roni7 aponta dez jogos promovidos em quatro estados brasileiros (Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo e Paraná) em 2015 e celebra renda bruta total de R$ 10,8 milhões, com público total de 175 mil pessoas.

Além de Roni e Brito, outras cinco pessoas foram presas preventivamente na operação Episkiros, palavra que dá nome ao jogo grego apontado como possível origem do futebol e que também pode significar jogo enganoso.

Dentre os presos está Daniel Vasconcelos, presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal. Segundo a polícia, há indícios dos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e sonegação fiscal, além da possibilidade de lavagem de dinheiro.

A reportagem encontrou três empresas em que Roni e Brito são sócios: a Roni7 Eventos Ltda, a LPR Tecnologias em Eventos Ltda e a Acesso Mais Tecnologias, Sistemas, Vendas e Eventos Ltda. Essa última é a Meu Bilhete.

Desde sábado a reportagem tenta, sem sucesso, contato com a defesa de Roni, com a Federação de Futebol do Distrito Federal e com a Polícia Civil do Distrito Federal.

Sineis Lima, que atendeu a telefonema para um dos números que constam no site da Roni7 para contato, disse trabalhar apenas com o agenciamento de jogadores, um dos ramos de atuação da empresa, e afirmou não podia responder pela companhia.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório