Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autora de 'Harry Potter' é detonada após transfobia na web

Não é a primeira vez que a escritora J. K. Rowling está envolvida numa polêmica relacionada com transfobia

Autora de 'Harry Potter' é detonada após transfobia na web
Notícias ao Minuto Brasil

08:44 - 08/06/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Fama Redes Sociais

J. K. Rowling, a escritora britânica que criou a história de 'Harry Potter', está sendo duramente criticada após ter publicado vários comentários nas redes sociais, considerados discriminatórios para com transsexuais.

Tudo começou, este sábado (6), quando a escritora compartilhou, na sua conta oficial do Twitter, um comentário sobre um artigo de opinião, publicado pela plataforma Devex, com o título, 'Criar um mundo mais justo pós-Covid-19 para pessoas que menstruam'.

"'Pessoas que menstruam'. Tenho a certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude", pode ler-se na legenda do 'tweet' de Rowling.

Repudiando o artigo em causa, a escritora elaborou: "Se o sexo não é real, a atração entre pessoas do mesmo sexo não existe. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres de todo o mundo é apagada".

Rowling considerou que apagando o "conceito de sexo" se está retirando "a capacidade de muitos discutirem significativamente as suas vidas". "Dizer a verdade não é discurso de ódio", disparou ainda. 

Perante estes comentários, vários membros da comunidade LGBTQI+ defenderam que as posições da escritora eram discriminatórias e que confundiam as noções de sexo e gênero, uma vez que a escritora mostrou não saber a distinção.

Esta não é a primeira vez que a criadora do mundo de magia mais conhecido do mundo é criticada por demonstrar posições transfóbicas. Em março de 2018, um fã descobriu que, nas redes sociais, Rowling tinha feito um 'like' numa publicação na qual era apresentada como piada um comentário tansfóbico. Na ocasião, a questão foi ultrapassada sobre o argumento de a escritora afirmar que colocava 'likes' sem perceber por segurar o celular de forma incorreta.

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório