Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tabloides britânicos ironizam entrevista de Meghan e Harry nos EUA

Meghan e Harry concederam uma entrevista para Oprah Winfrey neste domingo (7)

Tabloides britânicos ironizam entrevista de Meghan e Harry nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

18:33 - 08/03/21 por Folhapress

Fama Realeza

BAURU, SP (FOLHAPRESS) - A entrevista concedida pelo príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, à apresentadora americana Oprah Winfrey neste domingo (7) teve ampla repercussão nos tabloides britânicos, escrevendo um novo episódio na longa e controversa cobertura dos jornais sobre o casal que decidiu deixar a família real.

Entre outros tópicos, Meghan afirmou que havia uma preocupação entre alguns membros da realeza sobre a cor da pele do primeiro filho do casal, Archie, que nasceu em 2019. Na edição impressa desta segunda-feira (8), o Daily Mail estampou a manchete "Meghan acusa o Palácio de Racismo", seguida por outros destaques da entrevista, como a declaração de que ela teve pensamentos suicidas.

"Eu tinha muita vergonha de falar à época e vergonha de ter que admitir para o Harry, especialmente, porque eu sei quantas perdas ele sofreu, mas eu sabia que se não falasse, eu faria, e eu simplesmente não queria mais estar viva", disse Meghan. "Tudo estava acontecendo apenas porque eu estava respirando."

O site do Daily Mail também destacou a declaração, incluindo um banner em que se lia a frase "Eu quis me matar". Na manhã desta segunda, o tabloide publicou artigos com repercussões favoráveis à família real, procurou explorar contradições entre as falas do casal e questionou quão preparada Meghan estava para fazer parte da realeza britânica.

O jornal decidiu entrar em mínucias para classificar como inconsistente o relato sobre a discussão acerca da cor da pele de Archie. O pretexto foi que, enquanto Meghan disse que a conversa teria ocorrido quando ela estava grávida, Harry deu a entender que o assunto surgiu no palácio antes mesmo do casamento entre os dois -o casal se uniu formalmente em maio de 2018, e a gravidez foi anunciada em outubro do mesmo ano.

Nenhum dos dois citou nomes de quem teria expressado preocupação com a cor da pele de Archie, mas Meghan afirmou ter uma "suposição bastante segura" que, para os envolvidos, a possibilidade de o primeiro filho do casal ter a pele mais escura era um problema.

Harry, por sua vez, afirmou que o racismo foi uma das principais razões que motivou a saída do casal do Reino Unido e disse que precisou se colocar no lugar de Meghan para entender o escrutínio e o preconceito que ela enfrentava como mulher negra.

"Passei muitos anos fazendo o trabalho e aprendendo por conta própria. Mas então, na minha educação e no sistema em que fui criado e a que fui exposto, eu não estava ciente disso. Mas, meu Deus, não demorou muito para repentinamente tomar consciência disso", disse ele sobre as questões raciais.

Antes mesmo da entrevista e à medida que trechos de seu conteúdo foram revelados nos últimos dias, alguns tabloides criticaram o especial da emissora americana CBS. O Daily Mail se referiu à exibição, a primeira vez em que o casal falou abertamente sobre suas decisões, como "um espetáculo secundário", enquanto outros fizeram especulações sobre possíveis consequências da entrevista.

"Meghan Markle pode nunca mais retornar ao Reino Unido depois de irritar a família real com uma entrevista bombástica a Oprah", escreveu o Sun. Segundo o jornal, há fontes no Palácio de Buckingham temendo que o casal possa ter "queimado suas pontes" por não antecipar à realeza o conteúdo que seria exibido.
Depois de ter usado o termo "Megxit", parodiando a saída do Reino Unido da União Europeia para se referir à crise entre Meghan e a família real, o Sun fez um novo trocadilho, criando o apelido "Megxile", uma junção do nome da atriz com a palavra em inglês utilizada para "exílio".

Desde que participaram do último compromisso real após anunciarem seu desligamento das funções reais, em março do ano passado, Meghan e Harry passaram um período vivendo no Canadá e estão atualmente em Montecito, na Califórnia.

Depois de destacar em sua versão impressa informações segundo as quais a rainha Elizabeth 2ª não assistiria à entrevista, o Sun afirmou que ela foi atualizada sobre as declarações do neto e de sua esposa após o café da manhã nesta segunda-feira.

O site do tabloide também dá detalhes do relato de Harry segundo o qual a rainha teria subitamente desfeito um convite para uma visita dois dias antes do anúncio de que eles estavam se afastando da família real para trabalhar na América do Norte e conquistar a própria independência financeira.

O Daily Express optou por estampar na capa de sua edição impressa uma foto da rainha Elizabeth acompanhada de uma frase atribuída a ela -"dever e família nos unem"- e de uma crítica direta ao casal.

"Isso que é serviço público, Harry e Meghan...não uma conversa conveniente com a Oprah", diz a manchete do tabloide que, em suas primeiras páginas, traz um texto principal intitulado "Uma nação real apoia sua rainha". Na edição da última sexta-feira (5), o jornal pedia a Harry que, "pelo amor da rainha e do príncipe Philip", ele interrompesse a "guerra de palavras".

CRONOLOGIA DO RELACIONAMENTO DE HARRY E MEGHAN

Jul.2016: apresentados por um amigo em comum, Harry, sexto na linha de sucessão do trono britânico, e Meghan, atriz americana famosa pelo seriado "Suits", fazem um encontro às cegas e, semanas depois, marcam uma viagem romântica para Botsuana

Out.2016: tabloides britânicos publicam as primeiras histórias sobre o namoro dos dois

Nov.2016: Harry assume oficialmente o namoro e emite uma declaração em que acusa tabloides de se intrometerem na vida privada de Meghan, inclusive abusos e assédios que ele descreveu como racistas e sexistas

Set.2017: o casal faz sua primeira aparição pública, de mãos dadas, durante evento esportivo em Toronto, no Canadá

Dez.2017: o casal celebra seu noivado, anunciado um mês antes pelo príncipe Charles, pai de Harry

Mai.2018: Harry e Meghan se casam e recebem os títulos de duque e duquesa de Sussex

Out.2018: o casal anuncia que está esperando seu primeiro filho

Mai.2019: nasce Archie Harrison Mountbatten-Windsor, filho de Harry e Meghan, primeiro bebê inter-racial na história recente da monarquia britânica

Out.2019: Meghan processa o tabloide Daily Mail por publicar trechos de uma carta privada que ela escreveu a seu pai, meses antes do casamento. Harry anuncia processos contra outras publicações por invasão de privacidade e compara a cobertura ao tratamento dado à sua mãe, a princesa Diana, morta em um acidente de carro em Paris, em 1997, enquanto fugia de paparazzi.

Jan.2020: o casal surpreende a família real e anuncia sua intenção de se afastar de suas funções reais, tornar-se financeiramente independente e passar mais tempo na América do Norte

Mar.2020: Harry e Meghan participam de seu último compromisso oficial em Londres e se mudam para a Califórnia

Nov.2020: Meghan publica um artigo no New York Times contando que sofreu um aborto espontâneo quatro meses antes

Fev.2021: o casal anuncia que está esperando seu segundo filho. O Palácio de Buckingham oficializa a separação entre o casal e a família real britânica. Harry diz que deixou o Reino Unido porque a "imprensa tóxica" estava destruindo sua saúde mental

Mar.21: a emissora americana CBS exibe entrevista concedida pela casal à apresentadora Oprah Winfrey, em que Meghan faz acusações de racismo contra membros da realeza e conta que pensou em suicídio ​

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório