Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marcos Uchoa deixa Globo após 34 anos e diz que deixará de ser repórter

Uchoa diz que vai se dedicar a escrever livros, dar palestras, cursos e criar uma ONG

Marcos Uchoa deixa Globo após 34 anos e diz que deixará de ser repórter
Notícias ao Minuto Brasil

20:15 - 05/11/21 por Folhapress

Fama Televisão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Globo anunciou nesta sexta-feira (5) que Marcos Uchoa, 63, está deixando a emissora. Além disso, segundo o próprio jornalista contou em comunicado, ele vai encerrar a carreira de repórter de TV e se dedicar a outros projetos.

Uchoa diz que vai se dedicar a escrever livros, dar palestras, cursos, criar uma ONG, ajudar empresas na transformação da sociedade em um lugar sempre mais justo. A despedida oficial será na segunda-feira (8) durante o Bem Amigos, do SporTV.
O jornalista estreou na Globo em 1987. Em 34 anos na emissora, ele cobriu diversos eventos importantes. Foram dez Jogos Olímpicos, oito Copas do Mundo e também oito guerras. Também foi correspondente em Londres e Paris.

Seu projeto mais recente no Grupo Globo foi a série documental "Retratos de uma Guerra sem Fim", que estreou em setembro. Na produção, ele analisava os impactos dos atentados de 11 de setembro de 2001, duas décadas depois.

"Fiz de tudo no jornalismo", comentou o jornalista. "Cobri Olimpíadas, Copas, guerras, revoluções, desastres. Mostrei muita gente fazendo muita coisa. Resolvi tentar fazer também. Sempre entrevistei o piloto, agora quero ser o piloto."

"Uma das poucas profissões em que você melhora com o tempo é o jornalismo", avaliou. "Eu termino a minha carreira como um jornalista muito melhor. Agradecido e lisonjeado."

O diretor de Esporte da Globo, Renato Ribeiro, elogiou o colega. "Não estamos falando de qualquer repórter, mas DO repórter", comentou. "Imagine um ídolo esportivo: Pelé? Senna? Michael Jordan? Phelps? Tyson? Ronaldo? Schumacher? Todos passaram pelo microfone dele."

"Foram 11 anos morando em Londres, quatro em Paris, oito guerras, tsunamis, Davos, G-7, G-20, Carnavais e 115 países conhecidos", continuou. "Acima de tudo, Uchoa era um repórter de gente, um repórter que gostava e gosta de gente."

Gustavo Maria, diretor de redação do Esporte da Globo, também comentou a saída do jornalista. "Só temos a agradecer por ele ter compartilhado conosco sua cultura, suas histórias, sua experiência e seu olhar jornalístico", disse. "Agradeço pelo privilégio de, diante de uma dúvida, ter o Marcos Uchoa para consultar."

"Fará muita falta no nosso dia a dia", garantiu. "E mais falta ainda na tela. Um repórter brilhante. Uma carreira irretocável. Um profissional que deixa um inquestionável legado."

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório