Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Clientes denunciam Mayra Cardi por abusos em programa para emagrecer

A complicação com os demais começou quando os integrantes dos grupos começaram a se comunicar e perceberam que os cardápios de todos eram iguais

Clientes denunciam Mayra Cardi por abusos em programa para emagrecer
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 18/10/16 por Notícias Ao Minuto

Fama Bomba

Mayra Cardi já chegou a agitar o mundo fitness com o programa de emagrecimento “Mayra Cardi seca você”. A experiência que começou com a uma amiga de Mayra chegou aos internautas e foi um sucesso. O problema é que o programa se tornou um drama para muitos.

Baseada nas fotos 'Antes e Depois' divulgadas nas redes sociais, Michele de Simone, de 31 anos, brasileira que mora nos EUA, começou o programa em maio do ano passado. As fotos eram impressionantes. “Eu era crua, não conhecia muita coisa e decidi adquirir o plano. No primeiro mês, emagreci cinco quilos”, conta ela. Michele pesava 121kg e perdeu 25 deles no decorrer de cinco meses. “Paguei cerca de R$ 900 na época e estava contente. Porque ela criava grupos no Whatsapp com umas 20 pessoas e dava assistência a todas”.

Mas não foi tudo um mar de rosas para Michele, segundo informações dadas ao Extra. Michele diz que quis processar Mayra: “Ela me causou muitos danos. Até hoje preciso de tratamento psicológico. Eu já tinha emagrecido 25 quilos quando voltei ao Brasil depois de cinco anos. Na casa da minha mãe, comi o que não comia há muito tempo. Ao me ver postando a foto de uma coxinha, a Mayra foi para o Snapchat e disse: ‘Para de comer, sua vaca’. Achei absurdo”.

Hoje Michelle cuida da saúde com uma equipe completa formada por nutricionista, endocrinologista, personal trainer e psicólogo. Em um dos muitos prints que Michele tem de conversas no grupo com Mayra, ela mostra que a musa fitness já disse a uma cliente que o cabelo está caindo “porque a dieta faz diminuir também o couro cabeludo”. Em outro, ela diz que creme hidratante muito gorduroso passado na pele atrapalha o emagrecimento.

A complicação com os demais começou quando os integrantes dos grupos começaram a se comunicar e perceberam que os cardápios de todos eram iguais. “Ela passava a mesma dieta para quem tinha 70kg e para quem tinha mais de 100kg. Achamos aquilo estranho e questionamos. Muita gente pediu o dinheiro de volta”, conta Daniela Alves, que vive em Portugal.

Mayra se respalda nos cursos técnicos de nutrição e nutrição esportiva que fez nos Estados Unidos. Hoje ela é coach e criadora do “Mayra seca você”, com mais de 152 mil seguidores. O programa é mantido junto com o marido, Egil Greto, a cunhada e o irmão e feito com pessoas do mundo inteiro. “O certificado que eu possuo me permite atuar no mundo inteiro de onde eu estiver, inclusive no Brasil”, explica ela.

Mayra diz ainda que não conhece histórias de clientes descontentes. “Nunca chegou até nós do programa qualquer reclamação ou e-mail relatando isso. Falar é muito fácil. Vai chegar um determinado momento que terão que provar o que dizem. Estou muito tranquila, porque sei exatamente o que estou fazendo”.

A ex-bbb afirma que há muito clientes satisfeitos com os resultados, como a nutricionista Cassia Nascimento, de Belo Horizonte. “Fiz oito meses do programa. Eu queria definir mais o corpo e ganhar massa muscular. Muita gente pergunta por que eu mesma não fiz a minha dieta. Mas isso é comum entre nós, profissionais, assim como um psicólogo tem seu terapeuta e por aí vai”, justifica.

“ Eu tive curiosidade em saber do programa da Mayra e percebi que ela realmente entendia do que falava, pois sabia argumentar de profissional para profissional. Não tenho do que reclamar. Obviamente, não sou leiga no assunto, então, algumas coisas adaptei a mim mesma, assim como os treinos. Já faço musculação há 16 anos, então sabia sobre as cargas”, defende Cassia que parou o programa há um ano, por ter atingido sua meta.

Uma das ex-clientes, L. de 28 anos, que não quis revelar a identidade, tem o relato mais chocante, segundo informações do Extra. 

“Tinha engordado 18 quilos da segunda gravidez, estava desesperada para emagrecer. Vi na no programa da Mayra muitas vantagens: não precisava me deslocar até um consultório e teria atendimento personalizado”, conta ela: “Recebi o cardápio e perdi cinco quilos. Um dia, percebi que uma outra cliente postou foto do café da manhã igual ao meu e questionei. Nessa época, meu leite começou a secar também e minha filha chorava muito", conta. Minha filha teve alergia à proteína do leite. Disse isso a Mayra que me mandou um cardápio com alimentos sem lactose“. L não sabia que intolerância à lactose e à proteína do leite são coisas totalmente diferentes: “Minha filha continuou a perder peso e a pediatra quis ver meu cardápio. Ela me disse que minha nutricionista era uma irresponsável e que minha filha poderia ter morrido. Tive vergonha de dizer que era a Mayra”.

“Quando disse isso a Mayra ela sugeriu que eu parasse de amamentar. Aí mesmo eu vi que não podia confiar nela. Hoje me sinto uma idiota. Não pesquisei o que poderia acontecer, acreditei cegamente. A culpa não foi só dela. Mas minha também por não apurar os métodos dela. Olho fotos da minha filha na época, desnutrida, magrinha e choro toda vez. Quando posso, alerto a todos sobre este programa”, lamenta.

Por causa de todos os riscos, Paulo Gentil, Doutor em Ciências da Saúde, graduado em Educação Física e autor de livros sobre emagrecimento e hipertrofia, afirma que Mayra Cardi não está credenciada a orientar ninguém. “Estes cursinhos que ela fez são vendidos quase como um Groupon. Qualquer um pode fazer. Ela, como tantas outras blogueiras fitness, estão enganando clientes e comprometendo seriamente a vida deles”, dispara Paulo.

“O que chega de denúncia do programa é inacreditável. Muitas anônimas, pois têm medo de serem processadas por ela, o que deveria ser o contrário”. Paulo vive uma verdadeira cruzada contra as dietas e blogueiras da moda que brotam nas reds sociais: “O problema é que os Conselhos Federais de Nutrição e de Educação Física não fiscalizam com o rigor que deveriam”, conclui.

Mayra, por sua vez, continua se defendendo. “Hoje se entrar no meu Instagram vai ver casos de antes e depois com muito sucesso, atendo vários profissionais de saúde, artistas e atletas. Eu tenho como comprovar que meu programa é um sucesso, mas também com profissionais da área, que atestam que meu trabalho funciona”, diz Mayra, que pretende processar a ex-cliente que a denunciou num programa de TV: “Me senti prejudicada e isso não vai ficar assim. Estou tomando as devidas providências judiciais e ela vai ter que prestar satisfação à Justiça”.

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório