Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-Malhação, Joana Balaguer investe em novo programa com famosos

'Me tornei uma pessoa melhor', conta a atriz sobre ter se mudado do Rio para Lisboa, em entrevista ao Notícias ao Minuto Brasil

-

Divulgação/Bruno Lisita

Notícias ao Minuto Brasil

06:06 - 24/10/17 por Letícia Mendes

Fama Entrevista

Joana Balaguer, conhecida principalmente pela protagonista Jaque na "Malhação" de 2005, está em um relacionamento sério com Portugal há quase três anos. A atriz, que em 2009 estrelou a novela portuguesa "Lua Vermelha", da SIC, mora em Lisboa e criou o site Cidades de Portugal, onde indica lugares descolados, não muito turísticos, para se visitar no país. 

Em entrevista ao Notícias ao Minuto Brasil, Joana fala sobre estar gravando um programa com famosos, e conta detalhes dos seus projetos que aproximam Brasil e Portugal:

Joana, como era a relação dos portugueses com os brasileiros por volta de 2014, quando você se fixou em Lisboa, e com os brasileiros que estão chegando agora? Existe uma diferença?

O português sempre gostou dos brasileiros. Só que agora eu acho que eles têm mais respeito porque os brasileiros que vêm estão à procura de uma melhor qualidade de vida, com um poder aquisitivo um pouco mais alto. Eu acredito que os brasileiros que estão vindo são os que estão contribuindo muito para Portugal em termos financeiros. Antigamente vinham muitos brasileiros atrás de trabalho e isso poderia passar uma imagem para alguns portugueses como se estivessem tirando o trabalho deles. Mas eles já respeitam mais ou tiveram que respeitar porque somos tantos aqui que eles não tiveram jeito (risos).

Como surgiu a ideia de criar o site Cidades de Portugal?

Eu recebia muitas mensagens de pessoas interessadas em viajar por Portugal. E eu, depois de viajar o mundo todo, estava muito cansada de avião, de ir pra lá e pra cá com criança, e resolvi desbravar Portugal por um tempo de carro. Comecei a ir de Norte a Sul de Portugal. Fiquei completamente encantada. Portugal não é só Lisboa ou Porto, também tem outros lugares bacanas. As pessoas me perguntavam e eu respondia até que um dia o meu marido (o português Paulo Miguel Palha de Souza), que trabalha com internet, disse: 'É muito pesquisado na internet o termo cidades de Portugal. Você que gosta de escrever e de se comunicar deveria criar um site com todos os lugares em vez de responder um a um'. Claro que eu não sou guia turística nem nada, mas eu queria que o site fosse uma referência para o brasileiro que está vindo, que o que eu indico são coisas bacanas. São coisas que eu gosto, que eu uso. Eu não me vendo por dinheiro só para divulgar algo.

Obrigada @tapairportugal por acreditar e curtir nosso trabalho  #tapportugal #portugal #cidadesdeportugal #mundo #joanabalaguer

Uma publicação partilhada por Joana Balaguer (@joanabalaguer) a Out 18, 2017 às 10:02 PDT

E o site já fez um ano, né?

Sim, completou um ano e foi aí que eu senti que muitas pessoas queriam vídeos. Criamos o canal no YouTube, que até agora tem quatro vídeos sobre bairros de Lisboa que a TAP também os passou no entretenimento a bordo. Entretanto fiquei grávida de novo e estou gravando um outro programa. Estamos gravando o piloto nesse momento e também liga Portugal com Brasil. O programa se chamará 'Seja Bem-vindo', com personalidades brasileiras que vêm a Portugal e eu mostro o país a elas. Então são vários projetos que estão abertos, mas o foco é na TV.

Hoje tive o prazer de entrevistar meu amigo de longa data para o #sejabemvindo e ainda por cima tivemos uma aula sobre vinhos #portugal #vinho #vinhopiriquita #josemariadafonseca

Uma publicação partilhada por Joana Balaguer (@joanabalaguer) a Out 19, 2017 às 11:32 PDT

Além de dar dicas sobre turismo, há uma parte no seu site sobre investir em casas em Portugal. Você também cuida sozinha dessa área?

Não, eu não faço essa parte, mas coloco o contato de pessoas que eu confio do mercado imobiliário. Eu faço essa ponte da pessoa interessada com a agência imobiliária. É mais uma forma da pessoa que me procura saber que eu vou colocá-la em boas mãos porque é o dono de uma empresa que é meu amigo. Tudo no site é o que eu confio porque é meu nome lá divulgando.

Lisboa sempre foi a sua primeira opção de cidade para morar em Portugal?

Lisboa sempre foi minha prioridade. A gente até cogitou uma época morar no Porto por conta dos preços das casas, mas meu marido é de Cascais, a família dele é toda de Lisboa, temos amigos aqui, e por ser uma cidade grande. Eu preciso estar em contato com o agito. Eu gosto muito do campo, mas só por uns dias. Preciso do agito.

O que você sente que mais mudou na sua vida depois de ter se fixado em Portugal?

Eu me tornei uma pessoa mais correta no sentido de respeitar mais as regras de educação, por exemplo, dizer 'boa tarde', 'por favor', 'desculpa', 'obrigada'. O povo aqui é muito educado. Lá no Brasil, principalmente no Rio, a gente fala 'e ae tio' (risos). Até mesmo no trânsito. São pequenas coisas que vieram muito para acrescentar. Tipo compromissos também. Aqui basta falar uma vez e está marcado. Eu me tornei uma pessoa melhor.

Hoje é o dia desse País que me acolheu com tanto amor e carinho, esse País que agora está em alta e que tanta gente sonha em viver. Sou muito feliz aqui Portugal. E sou completamente apaixonada por vc. Meu coracão é brasileiro e portugues. Obrigada a todos os portugueses por me deixarem usufruir dessa beleza. Parabens Portugal e a todos os Portugueses! Viva Portugal #diadeportugal #paisdocoracao #meupais #meuamor #portugal

Uma publicação partilhada por Joana Balaguer (@joanabalaguer) a Jun 10, 2017 às 3:09 PDT

Você tem mais interesse em trabalhar como atriz ou o seu foco agora é mesmo o site e os projetos como apresentadora?

Eu estava fazendo uma novela aqui antes de engravidar, e atuar é o que eu amo fazer, mas o apresentar é uma coisa que eu descobri que eu adoro. Se eu puder fazer os dois, é até melhor.

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório