Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em Lisboa, Miguel Thiré se dedica ao teatro e critica caos no Rio

O ator que, dentre outros trabalhos, atuou em duas temporadas de 'Malhação', se mudou para Portugal há 6 meses

Em Lisboa, Miguel Thiré se dedica ao teatro e critica caos no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

14:00 - 04/11/17 por Lorena Portela

Fama Entrevista

Carioca de nascimento e, há seis meses, também lisboeta de coração. O ator Miguel Thiré, de 35 anos, é um dos milhares de brasileiros que decidiram deixar o país para morar na Europa, principalmente Portugal, motivados pela segurança e qualidade de vida. As críticas ao lugar em que nasceu e cresceu, no entanto, viraram arte nas mãos do ex-global, que está em cartaz em Lisboa com a peça 'Cidade Maravilhosa'. Apesar de o espetáculo destacar os problemas da cidade, Miguel confessa ainda ser apaixonado pela capital fluminense.

Em conversa exclusiva com o Fama ao Minuto Brasil, Miguel falou sobre a decisão de deixar o país e o papel dos sonhos. Revelou ainda o que pensa sobre sororidade, assédio na TV e deixou clara a reprovação ao atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Confira. 

Trajetória

Eu tenho uma carreira já de alguns anos, sempre no Rio de Janeiro, e agora estou morando em Lisboa. Sempre tive uma vida muito intensa no teatro e fiz bastante televisão também. Dentro desse processo de televisão, eu fiz trabalhos longos na Globo, novela das oito, 'Malhação' duas vezes, e novelas na Record e GNT. Meu último trabalho na TV no Brasil foi na novela 'Em Família' (2014), da Globo. E aqui em Portugal, na TVI, a novela 'A Impostora' (2016).

+ Marcos Veras fala de namoro com Mulholland e da nova fama de galã

Relação Brasil x Portugal

Fiquei com vontade de sair do Rio, viver em outros lugares, morei aqui por seis meses por causa da novela e me apaixonei. O Rio de Janeiro é a minha cidade, eu amo de paixão, mas eu já estava muito incomodado, tudo muito caro, muito tenso. Acho que as Olimpíadas foram um abuso de nós a nós mesmos, resultou num abuso internacional, mas foi uma proposição nossa. Como se a gente tivesse estrutura suficiente para suportar uma Copa e uma Olimpíada. Foi um movimento audacioso, de uma tentativa de emancipação mundial que, na verdade, revelou-se uma grande oportunidade para quem é rico ficar muito rico. As coisas pioraram muito, ficou muito triste.

A Mudança para Lisboa

O Brasil está muito mal, o Rio está duas vezes pior e Portugal está muito bem. Acho que se você olhar um mapa astrológico do Brasil e de Portugal, o mapa do Brasil deve estar todo com a seta pra baixo e a de Portugal com a seta pra cima (risos). Esses dois fatores aliados contribuíram, por serem cidades muito parecidas e muito diferentes ao mesmo tempo. Estamos falando de uma das cidades mais violentas do mundo e de umas das cidades mais seguras da Europa. Esse é o maior contraste que está na cabeça dos brasileiros. Ao mesmo tempo, tem coisas parecidas como o prazer de viver a vida, de ir à praia.

+ Dercy, Pedro Cardoso e Tom Cavalcante estão fora do 'Memória Globo'

Família

Minha família me deixou todo o legado artístico. Eu falo que é como se eu fosse filho de carpinteiro, fui aprendendo a arte no dia a dia, acompanhando muito de coxia, de bastidor de televisão. Minha avó (Tonia Carrero), meu pai (Cecil Thiré) e meu irmãos Carlos e Luiz são atores, diretores e professores; minha mãe (Norma Pesce) é produtora, meu irmão João é produtor musical, então são áreas variadas. O legado que eles me deixaram é maior do que a cobrança. Até porque eu me cobro antes de qualquer coisa. É como se tivesse um pacto comigo mesmo, quando eu acho que não arrebentei, fico mal.

Preparação

São trabalhos que exigem muito de corpo, de dinâmica, no 'Cidade Maravilhosa' eu interpreto 4 personagens e no 'Selfie' (espetáculo que faz com Matheus Solano) eu interpreto 10 personagens. Eu sou o cenário, a trilha, os adereços. Se eu não estiver 100%, a peça some.

Inspiração

O mote para a peça foi a falta de compromisso do carioca. Eu fui improvisando, fui chegando na velhinha que tenta cumprir as coisas e todo mundo fura com ela, um dia eu improvisei o menino de rua e depois veio o homossexual, que é curioso. Eu olhava para a história dele e achava que não era tão carioca. Dois anos depois, com o prefeito (o bispo Marcelo Crivella) homofóbico que a gente tem, eu falei: 'Meu Deus! parece que eu projetei isso!', a peça é muito mais atual hoje do que era há três anos.

Denúncias de Assédio na TV

"É um movimento fundamental. O homem tem direitos sociais e a mulher tem deveres sociais. Não me considero um cara machista, mas enxergo, muito por apontamento da minha mulher, bases de atitudes que são machistas, desde um comentário bobo que está ali no pacote, até um comportamento mesmo. A coragem de revelar coisas que nunca foram reveladas e a sororidade das mulheres de se unirem, tudo isso tem mesmo que acontecer. Eu vejo caras que se sentem mais poderosos se aproveitando de situações. No ambiente de televisão, então, nossa! Meninas que fazem figuração, o jeito que são tratadas... é gado mesmo. É tipo, 'o diretor mandou você ir na casa dele hoje'. É assustador."

Papel dos Sonhos

"Jesse Pinkman ("Breaking Bad", 2008-2013) é um personagem muito interessante. Mas eu adoraria interpretar o Frank Underwood (papel de Kevin Spacey em "House of Cards"). Que trabalho! Que personagem! Aquilo é filme de terror para uma cabeça sã, nada mais do que a sociedade. "House of Cards" é a série que mais gosto atualmente. [Dias depois da entrevista, Spacey foi denunciado por assédio sexual pelo colega Anthony Rapp, chocando Hollywood].

Ídolos

Al Pacino e, do teatro, Dario Fo (Itália, 1926-2016), dramaturgo, prêmio nobel de literatura, que é um cara que faz seus espetáculos, é uma referência mundial. E Meryl Streep, por favor! A melhor de todos eles, que faz qualquer coisa e é tudo genial.

Leia também: Justiça obriga Frota a retirar ofensas contra Caetano e Paula Lavigne

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório