Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ana Beatriz Nogueira diz que demorou a revelar doença por medo

A atriz teve esclerose múltipla

Ana Beatriz Nogueira diz que demorou a revelar doença por medo
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 07/02/18 por Folhapress

Fama Esclerose múltipla

Ana Beatriz Nogueira, 50, afirmou que levou nove anos para revelar ao público que tinha esclerose múltipla. A atriz disse que foi diagnosticada em 2009, quando participava da novela "Caminhos das Índias", de Gloria Perez. 

"Primeiro sintoma foi um problema na visão. Gravava ['Caminho das Índias'] vendo tudo em dobro. Estavam todos em dois. Antonio Calloni me orientava no estúdio", disse Nogueira, durante participação no programa "Encontro com Fátima Bernardes", nesta quarta (7).

+ Saúde de Ana Paula é preocupação no BBB18: 'Rezem por mim'

A atriz também contou que encenou uma peça de Martha Medeiros logo após sair do hospital. Ela disse ainda que decidiu não contar sobre a doença porque tinha medo de prejudicar a sua carreira. "Eu me sinto privilegiada por ter tido a doença em sua forma mais branda. A pessoa não conhece a doença e poderia não me dar um papel importante. É possível viver bem e com qualidade."

Notícias ao Minuto

Ana Beatriz Nogueira poderá ser vista na nova temporada de "Malhação", chamada "Vidas Brasileiras". Escrita por Patrícia Moretzsohn e com direção artística de Natalia  Grimberg, a novela teen tem estreia prevista para março.

Porém, a atriz deve ficar pouco tempo no folhetim de Moretzsohn já que ela foi escalada para a próxima trama de Aguinaldo Silva, "O Sétimo Guardião", que tem previsão de estreia para 2019 no horário nobre da Globo.

ESCLEROSE MÚLTIPLA

A esclerose múltipla predomina nos países frios, ricos e distantes da linha do equador. Acomete mais a população branca urbana e é duas vezes mais frequente em mulheres.

De acordo com levantamento da MSIF, sigla em inglês para Federação Internacional de Esclerose Múltipla, a média global de prevalência é de 33 casos por 100 mil habitantes.

+ Após gravidez, Bruna Hamú diz que voltará à TV e comenta caso Zé Mayer

A esclerose múltipla é uma doença rara e seus mecanismos são pouco conhecidos. O que se sabe é que os linfócitos (células de defesa), que percorrem todo o corpo através do sangue, entram no sistema nervoso central e atacam o próprio organismo.

O Ministério da Saúde estima que existam 35 mil pessoas com a patologia no Brasil. O fato de ser pouco conhecida no país (média de 15 casos para cada 100 mil habitantes) contribui para a dificuldade no diagnóstico.

Os sintomas surgem mais agressivos em casos de surtos, provocados por forte inflamação no sistema nervoso central. O paciente pode sentir dormência nos membros, tontura, dificuldade de andar e cegueira temporária, entre outros. A diversidade de sintomas confunde até os neurologistas, responsáveis pelo diagnóstico.

OUTROS CASOS

Notícias ao MinutoProtagonista do humorístico "A Diarista" (2004 a 2007), da Globo, a atriz Claudia Rodrigues, 47, descobriu aos 30 anos que tinha esclerose múltipla, doença autoimune rara e sem cura. Em 2015, depois de um surto forte, que resultou em desvio ocular e problemas para andar, decidiu passar por um transplante de células-tronco.

"Comecei afazer tratamento mesmo em 2010, mas só aceitei a doença em 2013. Fiz o transplante de células-tronco em 2015. O mérito é totalmente da minha empresária, a Adriane Bonato, que o descobriu nos Estados Unidos."

A atriz afirma que está em tratamento na Cevisa (Centro Médico de Vida Saudável), em Engenheiro Coelho (144 km a noroeste de São Paulo).

Em novembro de 2017, Claudia foi internada às pressas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de sequelas da esclerose múltipla. "Quero dizer que está tudo bem, que os meus olhos estão melhores, já desincharam, que em breve essas cascas [da ferida] saem, e que terei alta logo logo, se Deus quiser", disse a atriz, na época, em vídeo publicado em sua conta no Instagram. Com informações da Folhapress. 

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório