Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após 35 anos, TV Globo anuncia o fim do 'Vídeo Show'

A partir da próxima segunda-feira (14), a 'Sessão da Tarde' irá para o ar mais cedo, às 14h

Após 35 anos, TV Globo anuncia o fim do 'Vídeo Show'
Notícias ao Minuto Brasil

21:54 - 08/01/19 por Folhapress

Fama Programação

"Tudo acaba um dia, as coisas têm seus ciclos." Com esta frase, o ator Miguel Falabella, um dos mais longevos apresentadores do "Vídeo Show", comentou o fim do programa metalinguístico exibido pela Globo desde 1983.

O anúncio do encerramento do programa de variedades exibido na faixa das 14h foi feito pela emissora nesta terça (8). A última apresentação acontece na sexta-feira.

A fórmula de comentar programas e entrevistar artistas da própria casa deu certo por mais de 35 anos, mas estava desgastada e acumulou derrotas sucessivas de audiência para a Record em 2018. No horário, a concorrente exibe o jornalístico "Balanço Geral".

O "Vídeo Show" teve seu auge na década de 1990, quando era apresentado por Falabella (que ficou no comando entre 1987 e 2002). Ele fazia par com a atriz Cissa Guimarães, ou a garota que "quebra o coco mas não arrebenta a sapucaia", como era apresentada diariamente pelo colega.

"Sou muito grato ao 'Vídeo Show', ele me deu muita visibilidade e me aproximou mais do público. Eu não tinha personagem ali, eu era o próprio Miguel Falabella", diz o ator.

Com a saída do também diretor e dramaturgo em 2002, passaram pela bancada e pela reportagem do programa nomes como André Marques, Ana Furtado, Márcio Garcia, Zeca Camargo e Otaviano Costa.

+ Veja quem já apresentou o Vídeo Show em 35 anos

O conteúdo permanecia sendo criado em boa parte a partir de uma espécie de reciclagem do material já produzido pela Globo, com cenas de novela e de outros programas. Com o passar dos anos, porém, os conteúdos originais ganhavam mais espaço. Havia, já nos anos 1990, exibição de bastidores, erros nas gravações, entrevistas e homenagens a artistas.

O programa, mais recentemente, foi sendo adaptado para um modelo mais próximo da revista eletrônica.

Atualmente, havia uma seção que comentava frases de famosos nas redes sociais, por exemplo. Também havia um quadro comandado pelo influenciador digital Matheus Mazzafera com perguntas picantes para famosos.

A audiência não acompanhou tantas mudanças. Até sexta, estarão no comando do vespertino Sophia Abrahão e Joaquim Lopes.

Na tentativa de melhorar o desempenho do "Vídeo Show", passaram por ele, no último semestre, as ex-BBBs Ana Clara, Vivian Amorim e Fernanda Keulla, o humorista Maurício Meirelles (ex-CQC) e Márvio Lúcio, o Carioca (ex-Pânico). Não houve nenhum sinal de recuperação.

Existiria espaço hoje para um programa que torna o conteúdo da própria emissora autorreferencial? Ou o fim do "Vídeo Show" representa o fim desse modelo?

Falabella escapa da pergunta. "Não sei mesmo." Ele prefere falar sobre "a velocidade com que o mundo está mudando hoje". "A gente está na enxurrada, todo mundo se agarrando para não afundar, a gente está buscando um galho de árvore, porque o bicho está pegando", diz.

Em 2016, o apresentador voltou à bancada do "Vídeo Show" para fazer comentários no bloco final do programa.

"Eu tinha cruzado com o Boninho [José Bonifácio Brasil de Oliveira, um dos diretores, atualmente no comando do 'Big Brother'] e disse a ele que estava com saudade do 'Vídeo Show'. Daí ele me disse 'você não quer ir lá encerrar o programa então?'", conta.

A Globo, porém, manteve segredo sobre a decisão, mesmo entre funcionários do vespertino. Boa parte da produção do "Vídeo Show" foi informada de seu fim ainda na tarde desta terça-feira (8).

Com a última exibição do programa na sexta, segundo a Globo, o horário das 14h, a partir de segunda passa a ser ocupado pelos filmes da "Sessão da Tarde", seguido pelos capítulos das reprises do também tradicional "Vale a Pena Ver de Novo", que exibirá na ocasião o final da novela "Belíssima" e o capítulo inicial de "Cordel Encantado".

Para o próximo dia 21, depois da "Sessão da Tarde", a Globo programou a estreia de uma nova edição do "Álbum da Grande Família". É um especial exibido de segunda a sexta, com os melhores momentos do seriado "A Grande Família", que tinha Marco Nanini, Marieta Severo, Andrea Beltrão e Pedro Cardoso no elenco.

VÍDEO SHOW

De segunda a sexta, na Globo, na faixa das 14h; última exibição na sexta (11). Com informações da Folhapress.

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório