Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SBT é condenado e terá que pagar multa por abuso

A emissora foi acusada de introduzir comerciais de forma abusiva para crianças na TV

SBT é condenado e terá que pagar multa por abuso
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 05/05/19 por Notícias Ao Minuto

Fama Justiça

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça decidiu multar o SBT após a constatação do uso abusivo de publicidade em conteúdo infantil, na emissora de televisão.

De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), na novela 'Carrossel' havia divulgação de produtos e serviços por personagens. O órgão afirmou que houve a violação, dentre outros artigos, do parágrafo 2º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que classifica como abusiva a publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência das crianças.

Segundo a Senacon, o valor da multa é está relacionado à gravidade da infração legal e a condição econômica da empresa. O DPDC levou em conta que o consumo exagerado fazia parte do cotidiano das personagens, gerando o estímulo visual nas crianças relativo aos produtos e serviços. Na diversas cenas analisadas, era estimulada a compra de roupas de determinada marca e a divulgava produtos alimentícios pouco nutritivos que podem prejudicar a saúde da criança, além de possibilitar o superendividamento, entre outros prejuízos sociais.

Agora, a emissora foi condenada a pagar uma indenização de R$ 700 mil por fazer merchandising direcionado ao público infantil de forma abusiva.

Leia Também: Após rumores, destino de Eliana é definido no SBT

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório