Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia prende 29 pessoas por fraudes em cartões de transporte em SP

Na ação foram detidas 29 pessoas, incluindo dois adolescentes

Polícia prende 29 pessoas por fraudes em cartões de transporte em SP
Notícias ao Minuto Brasil

08:20 - 04/10/19 por Notícias Ao Minuto

Justiça Detenções

As polícias Militar e Civil fizeram nesta quinta-feira (3) uma operação para combater fraudes nos cartões de transporte público na Grande São Paulo. Foram realizadas quatro ações simultâneas nos terminais de ônibus em Perus e na Armênia, zona norte paulistana; em Carapicuíba, parte oeste da região metropolitana, e em Santo André, no Grande ABC.

Foram detidas 29 pessoas, incluindo dois adolescentes. Os policiais apreenderam também 1,2 mil cartões de bilhete único, usado na capital, e do cartão BOM, aceito nas linhas intermunicipais da Grande São Paulo. Os presos tinham com eles R$ 4 mil em espécie e quatro notebooks.

Segundo o tenente da Polícia Militar Diego Franchi Lemes, a partir das prisões em Perus, os policiais conseguiram chegar a uma espécie de central de clonagem de cartões. A operação de hoje foi organizada a partir de uma ação prévia da inteligência da PM. “A Polícia Militar, há cerca de dez dias, começou a fazer o monitoramento dos indivíduos e identificação do modus operandi”, disse o tenente Lemes.

Com o uso de um programa específico, o grupo conseguia colocar crédito falso nos cartões, que eram revendidos a um preço menor a usuários do transporte, informou o delegado Carlos Henrique Ruiz. De acordo com ele, o material apreendido será periciado para definir em quais crimes os envolvidos podem ser enquadrados.

Na segunda-feira (30), a prefeitura de São Paulo bloqueou os créditos acima de R$ 43 dos cartões de bilhete único sem identificação. Para usar acima desse limite, os passageiros devem fazer um cartão personalizado. Segundo a administração municipal, a intenção é reduzir as fraudes no sistema.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório