Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Receita Federal deflagra Operação “Da Cabeça aos Pés”

Ação com a Prefeitura de São Paulo ocorre na região do Brás

Receita Federal deflagra Operação “Da Cabeça aos Pés”
Notícias ao Minuto Brasil

11:30 - 13/05/21 por NMBR

Justiça Receita Federal

A Receita Federal, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, inicia hoje, dia 13 de maio, a operação “Da Cabeça aos Pés” na região central de São Paulo.


A ação se concentra em lojas na região do Brás onde são vendidos produtos importados falsificados, de calçados a bonés, o que motiva o nome da ação. A expectativa é pela apreensão de mais de 1.000 volumes de calçados e bonés em lojas populares especializadas nesse tipo de mercadoria.


A Prefeitura apoia a ação por meio da Subprefeitura da Mooca, auxiliando a logística de remoção das mercadorias, e da Guarda Civil Metropolitana, que preserva o perímetro do local, garantindo a segurança das diligências. Após a conclusão da ação, a Receita Federal representará pela cassação do alvará de funcionamento e pela interdição dos estabelecimentos infratores, na forma da Legislação Municipal.

A prática identificada no local lesa os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtrai os empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos. São violados direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil. Há ainda notória violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem aos requisitos de segurança.


Além da perda das mercadorias apreendidas, que devem ser destruídas, os responsáveis devem ser representados pelo crime de contrabando.

Campo obrigatório