Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

A 81 dias das Olimpíadas, Rio vive clima de guerra com o tráfico

Em resposta, a Secretaria de Segurança informou que não há uma definição quanto a necessidade de ocupação de novas comunidades

A 81 dias das Olimpíadas, Rio vive clima de guerra com o tráfico
Notícias ao Minuto Brasil

07:18 - 16/05/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Comunidades

A 81 dias das Olimpíadas, o Rio de Janeiro vive em clima de guerra em pelo menos 21 bairros da cidade.

Segundo informações do Extra, facções do tráfico e milicianos travam batalhas pelo comando das comunidades

De acordo com um levantamento feito pelo jornal, nos últimos dois meses, a cada quatro dias, em média, houve uma nova guerra entre criminosos. Pelo menos 21 pessoas foram mortas e oito ficaram feridas nesses ataques. E, no meio dos tiroteios, estão as arenas onde atletas do mundo todo vão se apresentar nos Jogos: 12 dessas guerras acontecem a menos de oito quilômetros de instalações olímpicas.

Na semana passada, bandidos de várias favelas dominadas pela maior facção do tráfico do Rio se juntaram para invadir quatro comunidades ocupadas por uma facção rival, na Zona Norte: Morro do Chaves, Proença Rosa, Jorge Turco e Juramento.

Essas comunidades estão dentro de um raio de oito quilômetros do Complexo de Deodoro, onde serão disputadas as provas de hipismo, ciclismo e canoagem nos Jogos.

Há também conflitos nos arredores da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca.

Na madrugada da última terça-feira, o Morro do Jordão, no Tanque, foi palco de um tiroteio entre paramilitares e traficantes, que saíram da Praça Seca armados de fuzis, e, em três carros, percorreram a Rua Cândido Benício para chegar à mata atrás da favela. Depois do ataque, os bandidos voltaram ao Morro São José Operário. No trajeto, ainda houve tiroteio com PMs.

Em resposta, a Secretaria de Segurança informou que não há uma definição quanto a necessidade de ocupação de novas comunidades.

"O planejamento operacional de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016, baseado em análises de riscos e ameaças, está em fase de finalização. Cenários dinâmicos estão sendo avaliados pelas equipes de inteligência e todas as estratégias operacionais necessárias para garantir um ambiente pacífico e ordeiro para a realização do evento estão sendo consideradas".

Campo obrigatório