Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulher é presa por racismo em supermercado em bairro nobre do Rio

Maria Francisca Alves de Souza teria dito “volta para sua senzala” a um funcionário negro de uma loja da rede Zona Sul, no Leblon

Mulher é presa por racismo em supermercado 
em bairro nobre do Rio
Notícias ao Minuto Brasil

14:12 - 29/05/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Racismo

Maria Francisca Alves de Souza, de 58 anos, foi presa na noite deste sábado (28), por suspeita de racismo, em um supermercado da rede Zona Sul, no bairrodo Leblon, na Zona Sul do Rio. A mulher teria teria dito “volta para a sua senzala” a um funcionário negro da loja.

Segundo o G1, a mulher fez as ofensas depois que um funcionário se negou a buscar um produto enquanto ela aguardava na fila do caixa, originando a discussão. O funcionário ofendido, Paulo Roberto Gonçalves, de 45 anos, ficou indignado e chamou a polícia.

Quando a polícia chegou ao local, a suspeita se defendeu e disse que “senzala” e “quilombo”, na visão dela, são exaltações aos negros. "Olhem as senzalas das telas de Debret", disse a agressora em referência ao pintor francês Jean-Baptiste Debret, que pintou o período escravocrata brasileiro, no século 19.

No meio da confusão, gritos de “racista” ecoaram na calçada da rua. A mulher, o funcionário e outras testemunhas prestaram depoimento na delegacia do bairro. A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. Na tarde deste domingo (29), a presa foi transferida para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

De acordo com a polícia, a mulher confessou que disse as palavras "senzala" e "quilombo", mas sem intenção de ofender.

Campo obrigatório