Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após onda de violência sexual, Polícia dá dicas de prevenção de estupro

No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, segundo registros oficiais, totalizando quase 50 mil crimes do tipo ao ano

Após onda de violência sexual, Polícia dá dicas de prevenção de estupro
Notícias ao Minuto Brasil

20:24 - 23/09/16 por Folhapress

Justiça Pernambuco

Não exagerar no uso de bebida alcoólica. Andar na companhia de pessoas de sua confiança. Manter a intimidade em sigilo e evitar a exposição pessoal em redes sociais.

Estas são três das oito condutas sugeridas pela Polícia Militar de Pernambuco em nota intitulada "Dicas de Segurança e Comportamento", divulgada na semana passada, para que se evite sofrer um estupro.

O Estado viveu uma onda de agressões sexuais nas últimas semanas, muitas delas ocorridas durante o dia e em bairros movimentados de classe média do Recife.

A divulgação de tais dicas de segurança, inicialmente endossadas pelo governador Paulo Câmara (PSB) em entrevista a órgãos locais de imprensa, foi avaliada por especialistas como desastrosa.

"É um desastre por dois motivos. Primeiro porque trata-se de uma ingerência do Estado sobre a vida íntima da mulher, ditando normas de comportamento. Segundo, e mais grave, porque, ao fazer isso, o Estado abre mão de seu papel na defesa da população, culpando a vítima pela violência sofrida e reconhecendo sua falência no controle de crimes", avalia a socióloga pernambucana Ana Paula Portella, especialista em violência contra a mulher.

A reação de mulheres e ativistas foi intensa nas redes sociais. A cantora Karina Burh, criada no Recife, gravou vídeo em que avalia que as dicas reproduzem "o discurso do estuprador, que diz que a mulher estava de saia curta, que a mulher estava bêbada" e que por isso sofreu o estupro.

Segundo Portella, as dicas da PM são ainda ineficazes por "não considerar que as mulheres mudaram e não aceitam mais este tipo de controle".

Pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG que reúne especialistas do setor, e divulgada na quarta (20) revelou que um a cada três brasileiros concorda que "a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada".

De acordo com a pesquisa, 65% dos brasileiros temem ser alvo de agressão sexual. Entre mulheres, o número sobe para 85%. A região Nordeste concentra o índice mais alto: 90% das mulheres têm medo de ser vítima de estupro.

No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, segundo registros oficiais, totalizando quase 50 mil crimes do tipo ao ano. Estimativas apontam, no entanto, que apenas 10% dessas agressões sexuais sejam registradas, o que sugere uma cifra oculta de até 500 mil estupros anuais.

Procurada, a PM informou que "diante da polêmica gerada pelas dicas", não vai mais tratar deste assunto. O governador Paulo Câmara, também por meio de nota, informou que as dicas da PM não se referem especificamente a mulheres, por se tratar de alerta "a toda a população pernambucada independentemente de gênero ou identidade de gênero". Informou ainda ter determinado a revisão do texto da PM, retirando itens que "não representam a posição" do governo. " Não concordamos com a normatização da conduta e do comportamento das pessoas, sejam homens ou mulheres."

Para José Luiz Ratton, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Segurança Pública da Universidade Federal de Pernambuco e idealizador do programa Pacto Pela Vida, que reduziu homicídios no Estado, "a Polícia Militar precisa aumentar sua presença nas ruas para prevenir a ocorrência de crimes violentos, incluindo os crimes sexuais. Ao mesmo tempo, a Polícia Civil pernambucana deve dar prioridade à investigação destes tipos de crimes.

O policiamento ostensivo permanente e a priorização da investigação deste tipo de crime, identificando a autoria e realizando a detenção dos autores, contribuirá para a redução da impunidade e desencorajará eventuais futuros agressores".

Veja as "Dicas de Segurança e Comportamento" divulgadas pela PM pernambucana para que se evite um estupro no Estado:

Evitar andar ou ficar dentro de veículos nos locais de risco, nas ruas e avenidas de baixa circulação de pessoas, mal iluminadas e com problemas de infraestrutura;

Desviar de edificações e terrenos abandonados;

Antes mesmo de entrar no carro para dirigir ou assim que descer do veículo, observar o entorno do estacionamento e local de parada. Se observar a presença de suspeitos, seguir em frente e acionar a polícia através do 190;

Nas saídas sociais, evitar o exagero no uso da bebida alcoólica e tomar cuidado com a presença de pessoas estranhas e aquelas que acabou de conhecer;

Procurar andar na companhia de pessoas de sua confiança;

Manter sua intimidade em sigilo e evitar exposição pessoal em redes sociais;

Nos casos em que a pessoa se sinta perseguida, tentar manter a calma e interromper o trajeto no primeiro local movimentado, de preferência lojas e locais com profissionais de segurança, e acionar, imediatamente, a polícia;

Em situação de risco e onde haja a oportunidade de pessoas testemunharem a ação, gritar chamando pela polícia. Se estiver sob a mira de uma arma de fogo ou arma branca, que possa colocar sua vida imediatamente em risco, procurar memorizar as características físicas do criminoso e repassar, imediatamente, para a polícia. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório