Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Violência contra candidatos alerta polícia para motivação política

No Rio, entre novembro de 2015 e agosto de 2016, 13 pessoas envolvidas com a política foram assassinadas

Violência contra candidatos alerta polícia para motivação política
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 29/09/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Eleições

A violência nas eleições municipais de 2016 tem deixado a polícia em alerta contra possíveis motivações políticas nas tentativas de assassinato e ataques a casas e carros dos candidatos.

Na quarta-feira (28), José Gomes da Rocha (PTB), candidato a prefeito de Itumbiara, em Goiás, foi morto a tiros durante uma carreata de campanha. No ataque, o vice-governador do estado, José Eliton (PSDB), que também participava do ato, foi baleado no abdômem e levado às urgências. Ele está internado na UTI, e o estado de saúde é regular. O suspeito foi morto por seguranças do governo.

Segundo informações do G1, casos semelhantes aconteceram em outros 11 estados. Veja abaixo:

Rio de Janeiro

Entre novembro de 2015 e agosto de 2016, 13 pessoas envolvidas com a política carioca foram assassinadas no estado.

O mais recente é a morte do Marcos Falcon, presidente da escola de samba Portela e candidato a vereador. Ele foi assassinado nesta terça-feira (26), quando dois homens encapuzados e armados entraram no comitê de campanha do candidato, atiraram nele e saíram.

Rio Grande do Sul

A Polícia Civil deflagrou uma operação para combater crimes durante o período eleitoral em quatro cidades do Norte do estado: Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen e em Seberi.

Entre os crimes investigados durante a campanha eleitoral na região, estão tentativas de homicídios, incêndios criminosos, ameaças e danos, por exemplo.

Bahia

O carro do candidato à reeleição de Presidente Tancredo Neves, baixo sul da Bahia, Valdemir de Jesus Mota (PV), o Balbino Mota, foi alvo de tiros na noite de quarta-feira (28), segundo a Polícia Militar.

Ceará

O candidato a vereador de Aiuaba José Almir de Sousa foi assassinado após um comício na zona rural do município, na noite de sábado (24). A polícia investiga a motivação do crime e trabalha com hipótese de divergências política.

Maranhão

Um candidato a vice-prefeito em Olho-d’Água das Cunhãs (MA), município localizado a 287 km de distância de São Luís, sobreviveu a um atentado na madrugada desta quinta-feira (29). Ele voltava de um comício quando suspeitos atiraram contra seu automóvel. Ninguém ficou ferido.

Minas Gerais

O prefeito de Minas Novas (MG), e candidato à reeleição Gilberto Gomes de Sousa (PPS), foi vítima de um atentado nessa quarta-feira (28) na zona rural do município. O carro em que ele estava foi atingido por vários tiros quando passava entre as Comunidades de Baixa-Quente e Pimenteira. Ninguém ficou ferido.

Paraíba

A casa do candidato a prefeito em Sousa, no Sertão paraibano, Fábio Tyrone (PSB), foi atingida por tiros por volta de 1h desta segunda-feira (19). Ninguém ficou ferido.

Pernambuco

Em Camutanga, a casa do prefeito candidato à reeleição pelo PSB, Armando Pimentel, foi alvo de tiros. Não houve feridos, e ninguém foi preso. A polícia apura a motivação do ataque.

Rio Grande do Norte

O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político em Serrinha dos Pintos, a cerca de 367 quilômetros de Natal.

Santa Catarina

O candidato a prefeito de Santa Cecília, na Serra catarinense, teve o carro atingido por tiros na madrugada desta quarta (28). Ele se deitou no banco do automóvel e não ficou ferido.

São Paulo

Em Guarujá, litoral de São Paulo, a Polícia Civil investiga uma possível motivação política na execução do candidato a vereador Cerciran dos Santos Alves, conhecido como Celso do Transporte, na última quarta-feira (24).

O candidato foi morto em uma rua do bairro Jardim Esperança, próximo ao comércio onde trabalhava.

Leia também: Vice-governador é baleado e candidato a prefeito morre em Goiás

Campo obrigatório