Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Briga de facções deixa dez mortos em presídio de Roraima

O governo de Roraima afirmou que todos os detentos mortos pertenciam ao Comando Vermelho

Briga de facções deixa dez mortos em presídio de Roraima
Notícias ao Minuto Brasil

08:20 - 17/10/16 por Folhapress

Justiça Boa Vista

Ao menos dez presos morreram em confronto de facções durante rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista (RR), na tarde deste domingo (16).

A informação é do governo de Roraima.Pelo menos sete corpos foram empilhados e queimados, o que dificultou o trabalho da perícia para a identificação dos presos. Entre os mortos, três foram decapitados.

O governo de Roraima afirmou que todos os detentos mortos pertenciam ao Comando Vermelho.O secretário da Sejuc afirmou que detentos da ala 14 quebraram os cadeados da ala e invadiram a ala 12 e que também tentaram invadir a carceragem do presídio, mas foram impedidos.

A rebelião ocorreu no horário de visitas quando, segundo a Polícia Militar, cerra de 50 familiares estavam no local e foram feitos reféns. Após negociação, todos foram liberados sem ferimentos.Cerca de 80 homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) foram ao presídio e controlaram a rebelião. Os presos foram encaminhados para as alas e foram trancados.

Equipes do IML (Instituto Médico Legal) estiveram no local para realizar a perícia e identificar os corpos.A pasta informou ainda que o caso será investigado e os responsáveis serão punidos conforme prevê a Lei de Execuções Penais. O governo do Estado de Roraima disse que lamenta e que condena o ocorrido, gerado pela rivalidade entre detentos que culminou nesta tragédia.

REFORMA DO SISTEMA PRISIONAL

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse que a solução para a violência e as violações de direitos humanos nos presídios passa por uma reforma do sistema prisional.Questionado por jornalistas, nesta segunda-feira (17), na Índia, o ministro disse que não tinha conhecimento sobre as mortes no presídio de Roraima, mas disse que "esse é um problema grave no Brasil, que vem de décadas".

"É difícil imaginar resolver no curto prazo, porque implica reforma do sistema prisional e construção de presídios e custeio para manter presídios, que é altíssimo", afirmou o chanceler. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Condenado a 278 anos, Abdelmassih pede para cumprir pena em casa

Campo obrigatório