Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Celulares fruto de roubo serão notificados por mensagem

De acordo com o delegado Carlos Leba, a decisão de adotar tal prática foi tomada após esse pedido ter sido feito e aceito pela Justiça num inquérito da 19ª DP (Tijuca)

Celulares fruto de roubo
 serão notificados por mensagem
Notícias ao Minuto Brasil

11:08 - 25/10/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Protocolo

A Polícia Civil do Rio e as operadoras de telefonia vão adotar um protocolo para os casos de roubos e furtos de celulares.

Segundo informações do Extra, o usuário que tiver com um celular fruto de roubo receberá uma mensagem para o IMEI (número de identificação) do aparelho, permitindo que ele tenha conhecimento da origem do telefone.

De acordo com o delegado Carlos Leba, a decisão de adotar tal prática foi tomada após esse pedido ter sido feito e aceito pela Justiça num inquérito da 19ª DP (Tijuca).

Após o pedido, o juiz André Ricardo de Franciscis Ramos, da 28ª Vara Criminal da capital, determinou que as operadoras de telefonia enviem mensagem por SMS e WhatsApp para os telefones, pedindo a devolução do aparelho na 19ª DP em cinco diase solicitando que o dono comprove a aquisição lícita do mesmo.

“O descumprimento dessa decisão judicial poderá ensejar a responsabilidade do usuário pelo crime de receptação”, diz o comunicado.

Segundo o delegado, a intenção é que todas as delegacias do estado adotem esse protocolo, inibindo o comércio ilegal.

"Isso é inédito. Não é algo que esteja normatizado. Para que isso seja uniformizado a prática tem que se consolidar. Vai acabar acontecendo, pois é algo de utilidade pública", opinou Carlos Leba.

Campo obrigatório