Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presídios federais de segurança máxima reúnem 25 facções

As informações sobre as facções são estudadas pela área de inteligência penitenciária do Ministério da Justiça na hora de distribuir os presos

Presídios federais de segurança máxima 
reúnem 25 facções
Notícias ao Minuto Brasil

20:20 - 28/10/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Estudo

Estudo mostra que 41% dos detentos são de dois grupos, que atuam em Rio e SP Os quatro presídios federais de segurança máxima do país reunem presos associados a 25 grupos organizados.

Os dados constam no “Mapa de ocupação por facção criminosa”, documento inédito do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça. O Jornal O Globo teve acesso ao documento.

Segundo o relatório, as facções que atuam em São Paulo no Rio de Janeiro respondem por 41% dos encarcerados. Os grupos não são mais restritos ao eixo Rio-São Paulo, espalham-se nas cadeias do país.

As informações sobre as facções são estudadas pela área de inteligência penitenciária do Ministério da Justiça na hora de distribuir os presos entre as quatro unidades federais de segurança máxima: em Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), na tentativa de distanciar os grupos criminosos de seus locais de origem.

Campo obrigatório