Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guarda do ABC é preso suspeito de ligação com chacina de 5 jovens em SP

A suspeita da polícia é que os perfis falsos na rede social eram para atrair os rapazes para uma suposta festa, como emboscada para que fossem atacados

Guarda do ABC é preso suspeito de ligação com chacina de 5 jovens em SP
Notícias ao Minuto Brasil

06:17 - 11/11/16 por Folhapress

Justiça Santo André

A polícia prendeu na noite desta quinta-feira (10) um guarda municipal de Santo André, no ABC, sob suspeita de envolvimento na chacina de cinco jovens da zona leste da cidade de São Paulo.

O agente teve decretada sua prisão temporária por 30 dias. O guarda preso, segundo policiais, confessou envolvimento na elaboração dos perfis falsos das garotas em rede social, mas não no assassinato dos jovens.

A suspeita da polícia é que os perfis falsos na rede social eram para atrair os rapazes para uma suposta festa, como emboscada para que fossem atacados.

Os cinco jovens, com idades entre 16 e 30 anos, desapareceram em 21 de outubro, no caminho da suposta festa. Os corpos foram achados no último domingo (6) numa área rural em Mogi das Cruzes (Grande SP) -a identificação de quatro deles já tinha sido confirmada nesta quinta.

O guarda municipal de Santo André que foi preso também é instrutor de tiros e colega de corporação do agente Rodrigo Lopes Sabino, 30, assassinado em um roubo em 24 de setembro, quando chegava em casa, no Jardim Santa Maria, próximo de onde moravam as vítimas da chacina.

Um dos cinco rapazes atacados, Caíque Machado Silva, 18, havia sido incluído na lista de suspeitos de envolvimento no assassinato do guarda. A suspeita, portanto, é que os jovens possam ter sido mortos por guardas como retaliação ao assassinato do agente.

Os perfis das garotas com quem os rapazes se encontrariam foram apagados depois do crime –levantando a hipótese de que poderia se tratar de uma emboscada.

A suspeita do DHPP (departamento de homicídios) sobre a ligação da morte do guarda com a chacina foi reforçada pela munição encontrada nos corpos: projéteis de calibres 38 e 12, que são usados por guardas municipais do país.

A guarda de Santo André tem 31 anos de existência e um efetivo com 601 agentes. A prefeitura local afirma que a Corregedoria da corporação está acompanhando "a investigação do suposto envolvimento de guardas com as mortes" dos cinco rapazes. Segundo ela, Sabino tinha cinco anos de serviço e fazia parte do corpo de escolta da cúpula da prefeitura. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório