Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Preso traficante acusado de comandar plano de expansão do CV

Ele é acusado de ter participado dos confrontos com policiais em 20 de novembro, dia em que um helicóptero da PM, que dava cobertura à operação, caiu na comunidade

Preso traficante acusado de comandar
plano de expansão do CV
Notícias ao Minuto Brasil

13:51 - 03/12/16 por Estadao Conteudo

Justiça ENCARCERADO

O chefe do tráfico da Cidade de Deus, Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, foi preso na manhã desta sexta-feira (2) durante operação policial na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio. O Portal dos Procurados oferecia recompensa de R$ 30 mil pela captura do traficante.

Ele é acusado de ter participado dos confrontos com policiais em 20 de novembro, dia em que um helicóptero da PM, que dava cobertura à operação, caiu na comunidade, matando quatro policiais.

Deco fora preso pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) em maio passado, em Campina Grande (PB) e solto em 21 de julho deste ano, ao ser liberado por habeas corpus. Em novembro, a Justiça determinou a recaptura do preso. Ele era considerado foragido do sistema penal.

Mais magro do que nas fotos divulgadas pelo Portal dos Procurados, o traficante foi detido em uma casa na Rua Teixeira Ribeiro, na Nova Holanda. Os policiais do Bope colocaram um capuz sobre a cabeça do traficante e o levaram em carro aberto até o Comando de Operações Especiais, baseado em um dos acessos da favela.

A ação na Maré faz parte de ofensiva da Polícia Militar contra o Comando Vermelho. A facção tem tentado expandir sua influência para favelas vizinhas à Cidade de Deus. Deco é apontado pela polícia como o mentor dessa expansão.

A operação policial deixou 6 mil alunos sem aulas, de escolas estaduais, municipais, e creches. Nas redes sociais, moradores relataram momentos de pânico, com troca de tiros intensas e paredes perfuradas. Eles também publicaram imagens de casas completamente reviradas em revistas policiais. Pelo menos um morador foi baleado. Antônio Jorge Pereira, de 49 anos, foi ferido no ombro e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso. Seu estado de saúde é considerado estável. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório