Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nova briga entre facções deixa 31 mortos em presídio de Roraima

"Situação está sob controle", diz informe da Secretaria de Justiça e Cidadania. Bope e PM estão no local

Nova briga entre facções deixa 31 mortos
em presídio de Roraima
Notícias ao Minuto Brasil

21:10 - 06/01/17 por Folhapress

Justiça Prisão

Quatro dias após a morte de 60 detentos em duas penitenciárias de Manaus (AM), outros 31 presos foram assassinados na madrugada desta sexta-feira (6), dessa vez em Roraima, na maior penitenciária do Estado.

A informação foi dada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). De acordo com o Estado, as mortes são uma reação do PCC (Primeiro Comando da Capital) ao ocorrido em Manaus no início da semana. Na capital do Amazonas, os mortos eram ligados à facção de origem paulista.

No novo massacre, os mortos são, em sua maioria, ligados a FDN (Família do Norte), um braço do Comando Vermelho que disputa a hegemonia nos presídios do Norte do país. De acordo com o último relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo tem capacidade para 750 apenados, mas abriga 1.398 presos -um deficit de 648 vagas.

A ação aconteceu por volta das 2h30 (4h30 no horário de Brasília), quando um grupo de presos deixou as celas e iniciou a chacina. A secretaria informou que equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Polícia Militar (PM) estão na unidade e que os presos já foram recolocados em suas celas. Com informações da Folhapress.

Leia também: Polícia investiga 'ordem' do PCC para se vingar de Família do Norte

Campo obrigatório