Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

RJ: Justiça tem 34 mil foragidos, mas cadeias comportam apenas 28 mil

No total, são 51.598 mandados expedidos

RJ: Justiça tem 34 mil foragidos, mas 
cadeias comportam apenas 28 mil
Notícias ao Minuto Brasil

11:12 - 26/03/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Conta não bate

Um levantamento feito pelo Extra, com base em informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 17 de março, revelou que o estado do Rio de Janeiro teria de criar um novo sistema penitenciário se capturasse de uma só vez todos os foragidos da Justiça. A unidade federal tem mais de 34 mil pessoas com mandados de prisão pendentes.

Conforme divulgado, o Rio tem mais de 34.913 foragidos, somando um total de 51.598 mandados expedidos pela Justiça. Segundo dados da Secretaria estadual de Administração Penitenciária de janeiro deste ano, as cadeias do estado têm cerca de 28 mil vagas.

Marcos Paulo Morais dos Santos, de 20 anos, é o foragido com o maior número de ordens judiciais, totalizando 31. Em média, desde outubro de 2015, foi expedida uma ordem de prisão contra ele a cada 15 dias pelos crimes de roubo e roubo majorado.

Chefes do tráfico estão no topo do ranking como principais alvos da polícia. Segundo o texto, o Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 30 mil por informações que levem à captura de Leandro Nunes Botelho, o Scooby, Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, Gil Pinheiro dos Santos, o Mil Gol, Sergio Luiz da Silva Júnior, o Da Russa, e Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.

Além de brasileiros, a lista de foragidos conta com estrangeiros de 24 nações procuradores por crimes cometidos no Rio.

O número de foragidos aumenta a cada dia. De 10 a 17 de março, por exemplo, 455 mandados de prisão foram expedidos pela Justiça fluminense, média de 65 por dia. No entanto, a polícia capturou em média 30 mandados por dia no mês de janeiro. Os 35 restantes ficaram pendentes.

Leia também: Argentino morre após briga com brasileiros em bar de Bruno de Luca

Campo obrigatório