Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vinte presos continuam foragidos do Complexo de Pedrinhas

Houve fuga de 32 presos na noite de domingo (21), resultando em duas mortes

Vinte presos continuam foragidos
do Complexo de Pedrinhas
Notícias ao Minuto Brasil

09:34 - 23/05/17 por Folhapress

Justiça Foragido

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), teve uma fuga de 32 presos na noite de domingo (21), resultando em duas mortes. Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), seis detentos foram recapturados, 24 permanecem foragidos e dois internos morreram em confronto com o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop).

A fuga ocorreu na Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6, o antigo centro de detenção provisória, após parte do muro ser explodido pelo lado de fora. Além da participação de agentes externos, detentos de duas celas serraram as grades e conseguiram passar pelo buraco causado pela explosão.

Segundo a Seap, essa unidade prisional é a única masculina "que ainda não dispõe de portaria unificada e inspeção" por escâner corporal.

Pedrinhas ganhou notoriedade no início de 2014, quando foi divulgado um vídeo em que presos do complexo filmam outros detentos decapitados após motim.

Em 2015, foi considerada uma das cinco piores prisões do país para receber presos, ao lado do complexo do Curado, no Recife, da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, do Presídio Central de Porto Alegre e do presídio Urso Branco, em Porto Velho (RO).

O governo maranhense diz que desde 2015 são tomadas medidas para mudar esse cenário. Até este domingo, o Estado não tinha registro de rebeliões com mortos ou feridos havia mais de dois anos. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Dezoito presos fogem da carceragem de delegacia no centro de Curitiba

Campo obrigatório