Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia Federal deflagra duas operações em cidadas da Bahia

A PF informou que as operações são resultado de inquéritos policiais em Vitória da Conquista para apurar fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços

Polícia Federal deflagra duas operações em cidadas da Bahia
Notícias ao Minuto Brasil

07:36 - 19/09/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Investigação

Duas operações simultâneas foram deflagradas na manhã desta terça-feira (19) pela Polícia Federal em cidades da Bahia.

As operação foram batizadas de Chronos e Syagrus. De acordo com o Bahia Notícias, a PF deve cumprir 8 medidas cautelares, dez mandados de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão nas cidades de Palmas de Monte Alto, Aracatu, Riacho de Santana e Botuporã.

A PF informou que as operações são resultado de inquéritos policiais em Vitória da Conquista para apurar fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios dos municípios de Aracatu e de Palmas de Monte Alto, referente ao período entre os anos de 2014 e 2017.

Segundo as investigações, a mesma empresa venceu as licitações nos dois municípios e era de “fachada”, com parte dos empregados contratados sendo funcionários "fantasmas" ou prestando serviços em estabelecimentos desativados, a exemplo de dezenas de escolas.

+ Suspeitos de balear jornalista seriam foragidos de Alcaçuz

Os valores recebidos pela empresa eram repassados a servidores municipais ligados ao ex-prefeito de Palmas de Monte Alto ou a familiares do atual prefeito de Aracatu. Os atuais prefeito e secretário de Administração e Finanças de Aracatu e servidores públicos de Palmas de Monte Alto foram afastados.

NOME DAS OPERAÇÕES

Como destaca o Bahia Notícias, os nomes das operações fazem menção aos nomes das cidades: Syagrus é referência à palmeira catolé, comum na época da fundação do município de Palmas de Monte Alto. Chronos é referência à Deusa do Tempo, já que a origem do nome Aracatu é “tempo bom, tempo firme”.

Campo obrigatório