Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

60 gatos morreram envenenados na UFPB em 8 meses, mostra levantamento

23 só durante o carnaval e outros 30 em agosto e setembro deste ano

60 gatos morreram envenenados na UFPB em 8 meses, mostra levantamento
Notícias ao Minuto Brasil

13:48 - 29/10/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça João Pessoa

Pelo menos 60 gatos que vivem no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, foram mortos por envenenamento em 2017. A estimativa compreende apenas o período entre carnaval e setembro deste ano.

Segundo o vice-presidente da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal da UFPB (CDBA), professor Francisco Garcia Figueiredo, outras causas de morte não foram contabilizadas, pois são minoria.

“Cerca de 90% das mortes são por envenenamento. Alguém, que pode ser um professor, um servidor, um terceirizado, um aluno ou alguém da comunidade externa, coloca alimento envenenado no local onde colocamos alimentos para os gatos. Morte natural, a gente não detectou nenhuma ainda. Eles morrem jovens”, explicou ao "G1".

+ Homem é morto a pedradas no Distrito Federal nesta madrugada

O estudo revela que 23 gatos morreram após injerirem chumbinho durante o carnaval. As mortes acontecem principalmente próximas ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

As mortes dos animais acontecem principalmente na região do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. De acordo com o levantamento, 23 gatos morreram por ingestão de chumbinho no período do carnaval. A causa das mortes foi constatadas por meio de laudo dos veterinários do campus de Areia da instituição.

Só nos meses de agosto e setembro, pelo menos mais 30 gatos morreram com os mesmo sinais dos anteriores, que foram assassinados durante o carnaval.

Não se sabe quantos gatos ainda vivem no campus, pois, além das mortes frequentes, muitos animais são abandonados no local diariamente. O professor acredita que varie entre 200 e 250.

Ainda de acordo com o professor, providências já foram tomadas para proteger os animais, mas o assassino ainda não foi identificado.

“A gente já denunciou à Delegacia do Meio Ambiente, vários processos já foram abertos, alguns já foram encaminhados para juizados especiais criminais pelo delegado. Aqui dentro, já instauramos várias sindicâncias por intermédio de processos administrativos. A gente consegue identificar o crime e as mortes, mas não conseguimos identificar o assassino”, explicou o professor.

Tanto matar gatos quando abandonar é crime. O acusado pode ser punido com prisão de três meses a um ano e multa.

Os gatos que vivem no campus I da UFPB estão disponíveis para adoção. Os interessados devem entrar em contato com os integrantes da CDBA por telefone: (83) 9 9919-7604 (Francisco Garcia) ou (83) 9 9656-7971 (Renata Coelho).

Campo obrigatório