Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PMs que mataram pichadores na Mooca são absolvidos em SP

Justiça alegou que os cinco policiais militares agiram em legítima defesa

PMs que mataram pichadores na Mooca são absolvidos em SP
Notícias ao Minuto Brasil

21:41 - 22/11/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Inocência

Os cinco policiais militares que mataram os dois pichadores (foto) Alex Dalla Vecchia Costa, 32 anos, e Ailton dos Santos, 33, em julho de 2014, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, dentro de um edifício, foram inocentados. A determinação, assinada nesta quarta-feira (22), foi do Tribunal de Justiça do Estado. As informações são do R7.

A decisão da juíza Débora Faitarone afirma que Amilcezar Silva, André de Figueiredo Pereira, Danilo Keity Matsuoka e Adilson Perez Segalla “agiram totalmente acobertados pela legítima defesa". O outro PM, Robson Oliva Costa, de acordo com o documento, “não teve nenhuma participação nos fatos”. Ainda conforme a decisão, "ao contrário das vítimas, os policiais militares, réus neste processo, no dia dos fatos, estavam trabalhando em defesa da sociedade".

+ Justiça inocenta mulher que tentou matar filha de 7 meses no AP

O Ministério Público apontou que a morte dos dois jovens teria sido combinada entre os policiais. O PM Robson Oliva Costa, apesar de não ter cometido o crime, teria ajudado os colegas oferecendo "apoio moral aos executores". Ainda segundo a denúncia do MP, antes mesmo de os agentes dispararem as vítimas já estavam rendidas. O órgão também declarou que os PMs mexeram no local do crime para confundir a perícia, como colocar duas armas para incriminar os pichadores e retirar as mochilas deles.

Por outro lado, a Justiça sentenciou que os policiais agiram "sob o manto da legítima defesa" e que o quinto PM não participou das execuções. Na fase policial, os policiais ficaram em silêncio. Em juízo, eles negaram "de maneira contundente" as afirmações do MP. Durante o processo judicial, foram ouvidas 21 testemunhas e os réus foram interrogados no fim para que a decisão fosse tomada.

Campo obrigatório