Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Interventores no RJ decidem fechar metade das UPPs

Das 38 UPPs existentes atualmente, duas já estão em processo de encerramento e outras 17 devem ser fechadas em breve

Interventores no RJ decidem fechar metade das UPPs
Notícias ao Minuto Brasil

06:08 - 27/04/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Segurança

O Gabinete de Intervenção Federal quer acabar com metade das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) existentes no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (26), em uma reunião da cúpula da intervenção com comandantes da Polícia Militar (PM) do estado.

Duas UPPs já estão em processo de extinção, outras 17 devem ser fechadas em breve. Das 38 UPPs existentes atualmente, sobrarão apenas 19.

Como explica o G1, os interventores decidiram fechar as unidades em locais onde, segundo um estudo realizado pela própria PM, as forças de segurança já perderam o controle.

As duas primeiras UPPs encerradas serão a do Cerro Corá e do Complexo do São Carlos, como divulgado pelo RJTV na quarta-feira (25). A próxima unidade a acabar será a da Favela da Mangueirinha, em Duque de Caxias, a única localizada na Baixada Fluminense.

+ Tiroteios após intervenção no Rio sobem de 1.299 para 1.502

As UPPs foram construídas como um símbolo do processo de pacificação das favelas cariocas, tanto que o projeto chegou a ser considerado um dos mais importantes do país na área de segurança pública.

Quando o projeto foi implantado, o índice de criminalidade chegou a cair, mas o cenário se inverteu a partir de 2013, quando teve início uma nova escalada de violência na cidade.

Tendo como um dos principais objetivos acabar com o tráfico de drogas, as UPPs perderam força e os traficantes voltaram a controlar os morros onde elas estão instaladas.

De acordo com a decisão do Gabinete de Intervenção, todos os PMs lotados nas UPPs extintas passarão a trabalhar para batalhões da área.

Campo obrigatório