Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suzane Richthofen faz teste psicológico antes de decisão sobre soltura

Resultado deve embasar a decisão da juíza sobre o pedido de liberdade da defesa de Suzane

Suzane Richthofen faz teste psicológico antes de decisão sobre soltura
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 04/05/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça tramembé

Suzane von Richthofen fez nessa quinta-feira (3) o teste de Rorschach, popularmente conhecido como "teste do borrão de tinta". Ela está presa em Tremembé (SP) e foi submetida ao exame para que a Justiça possa avaliar o pedido da defesa para que ela cumpra o restante da pena em liberdade.

O teste foi aplicado à Suzane por uma psicóloga designada pelo judiciário e credenciada aos quadros de prestadores de serviço do Tribunal de Justiça de São Paulo. De acordo com o G1, a psicóloga esteve na penitenciária 2, onde Suzane é interna, para aplicar o teste, que leva cerca de duas horas.

+ Seis são mortos durante megaoperação na Cidade de Deus

A reportagem explica que o exame consegue captar elementos e traços da personalidade profundos dos pacientes analisados. A análise é capaz de identificar se Suzane corre o risco de cometer crimes novamente e se está apta ao convívio em sociedade.

Além deste, Suzane já foi submetida ao exame criminológico tradicional, o qual já teve parecer favorável.

Os resultados do exame devem ser entregues em um relatório à Vara de Execuções Criminais de Taubaté (VEC), onde tramita o processo da detenta em segredo de justiça. A juíza Wânia Regina Gonçalves, responsável por julgar o pedido de Suzane para ir ao regime aberto, deve considerar o resultado do teste para embasar a decisão.

2014

Presa há mais de 15 anos em Tremembé, Suzane, condenado pela morte dos pais, em 2002, já foi submetida a esse teste, em 2014. No entanto, o resultado indicou características como "egocentrismo elevado, conduta infantilizada, possibilidade de descontrole emocional, personalidade narcisista e manipuladora, agressividade camuflada e onipotência". Desta vez, resultados diferentes podem ser apresentados.

Campo obrigatório