Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia terá de apresentar em 10 dias relatório sobre operação na Maré

Mãe do adolescente acusou policiais civis, que estavam dentro de um veículo blindado, de atirar em seu filho

Polícia terá de apresentar em 10 dias relatório sobre operação na Maré
Notícias ao Minuto Brasil

17:16 - 22/06/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Rio de Janeiro

A Polícia Civil terá que apresentar à Justiça, em até 10 dias, um relatório sobre a operação realizada no Complexo da Maré, na última quarta-feira (20), que resultou na morte de sete pessoas, entre elas um adolescente de 14 anos. Marcos Vinícius da Silva, de 14 anos, foi baleado a caminho da escola, dentro da comunidade, durante a ação.

A decisão é da juíza Ana Cecilia Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio. Ontem (21), a mãe do adolescente, Bruna Silva, acusou policiais civis, que estavam dentro de um veículo blindado, de atirar em seu filho.

+ Menino morto na Maré foi atingido pelas costas, diz laudo da perícia

A Polícia Civil informou que abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte. Uma perícia foi feita no local da morte e está prevista uma reconstituição para determinar de onde partiram os tiros que atingiram o estudante.

A Justiça também determinou que, nos mesmos 10 dias, a Secretaria Estadual de Segurança preste informações sobre o cumprimento da liminar concedida em junho de 2017, na ação civil pública movida pela Defensoria Pública estadual.

Na ocasião, a juíza estabeleceu prazo de 180 dias para que o estado apresentasse um plano de redução de riscos e danos para o enfrentamento das violações de direitos humanos decorrentes de intervenções dos agentes de segurança pública no Complexo das Favelas da Maré, necessárias para o cumprimento da lei e de ordens judiciais, bem como para a segurança da população.

A juíza indeferiu, no entanto, o pedido de liminar feito pela Defensoria e o Ministério Público, a fim de impedir a utilização de aeronaves em operações policiais no Complexo da Maré ou de impedir a disparos de arma de fogo de aeronaves em operações policiais. A Defensoria informou que recorrerá dessa última decisão. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório