Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Internos do Centro Socioeducativo de RR são mantidos dentro de furgões

Quartos foram danificado pelos menores durante briga entre facções rivais e rebeliões, segundo administração do local

Internos do Centro Socioeducativo de RR são mantidos dentro de furgões
Notícias ao Minuto Brasil

06:08 - 08/07/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Tumulto

Com falta de quartos no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), em Boa Vista (RR), menores infratores são mantidos dentro de furgões. Pelo menos 20 menores estavam divididos em dois carros-cela até a tarde deste sábado (7). Os veículos estão estacionados no pátio da unidade.

O coronel titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) Paulo Macedo explicou ao G1 que os menores foram colocados nos furgões por causa da falta de quartos em condições adequadas para uso na unidade após rebeliões.

No último fim de semana, membros de facções criminosas rivais se rebelaram e tentaram entrar em confronto, deixando um rastro de destruição na unidade. Mais tumultos ocorreram nos dias seguintes.

Ainda segundo Macedo, menores quebraram mais um quarto durante tumulto nessa sexta-feira (6). Nesta madrugada, dois internos também fugiram do Centro.

Na sexta, eles começaram a quebradeira lá dentro de novo, e mesmo com o apoio da polícia e tudo, eles conseguiram abrir um buraco e sair de um quarto. Ficamos sem opção e tomamos essa medida de colocá-los nos veículos para protegê-los uns dos outros."

+ Suspeito de matar ex e jogar corpo em rio é preso vendo jogo no RJ

O coronel disse também que os infratores estão ficando 24h por dia dentro dos veículos e que só saem acompanhados

É uma situação provisória, porque a PM não pode ficar lá direto, já que a criminalidade está aumentando nas ruas, e os agentes socioeducadores não podem ser usados como barreira humana para separar os infratores."

Visitas e entrega de itens aos menores estão suspensas por tempo indeterminado.

O CSE custou R$ 8,4 milhões e foi inaugurado em 2014. A unidade foi construída para abrigar 62 internos, mas conta com cerca de 100.

Campo obrigatório