Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulher é presa por entrar com explosivos em presídio; 19 fugiram

Marido da detida, que está preso, não conseguiu fugir e ainda ficou ferido

Mulher é presa por entrar com explosivos em presídio; 19 fugiram
Notícias ao Minuto Brasil

11:38 - 16/07/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça GO

A mulher de um preso da Unidade Prisional de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia (GO), Akylla Ferrão Antunes, de 24 anos, foi detida sob suspeita de facilitar a entrada de explosivos na cadeia. O material foi usado para derrubar o muro do presídio e facilitar a fuga de 19 detentos. Contudo, a Polícia Civil informou que o marido dela, Matheus Fernandes Assis, de 23 anos, não conseguiu fugir e ainda ficou ferido por conta da explosão.

“Chama a atenção o modo profissional que realizaram a fuga. A ironia é que o marido dela não conseguiu fugir e outros detentos sim. Além de não efetuar a fuga, a esposa acabou sendo presa em flagrante. Os planos não saíram a contento e ele está bastante machucado”, disse a delegada Paula Meotti ao G1.

Segundo a publicação, a fuga aconteceu na tarde desse domingo (15), no fim do horário de visitas. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que 19 internos fugiram e oito ficaram feridos. Até a manhã desta segunda-feira (16), um foi recapturado e três receberam alta médica.

Os prisioneiros fizeram duas explosões: uma numa cela, para distrair os guardas, e outra nas proximidades do muro, abrindo um buraco para a fuga.

Akylla foi presa logo após a ação, ao buscar um carro que foi usado por alguns presos na fuga. “Ela teria deixado um veículo ligado nas proximidades do presídio para que após a explosão pudesse ocorrer a fuga. Inclusive, combinaram o local que o veículo seria abandonado. Ela retornou para buscar o veículo só que, para o azar dela, uma viatura da Polícia Militar chegou nesse exato momento”, contou a delegada.

+ Rio teve mais de 4 mil tiroteios em 5 meses de intervenção, diz balanço

A mulher disse ter organizado a entrada de dez explosivos e de um cordel. Outras mulheres ajudaram na entrada. “Ela teria facilitado a entrada, entregando os explosivos para outras duas mulheres, que teriam entrado com os explosivos dentro do presídio. Depois, ela entrou com o cordel escondido nas partes íntimas”, disse a delegada.

Jacson Delúbio Santana de França, de 24 anos, também foi detido sob suspeita de ajudar na fuga. Ele revelou ter sido contratado para o serviço por uma facção criminosa de tráfico de drogas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais em Goiás, Maxsuell Miranda das Neves, a unidade abriga 450 presos, mas tem capacidade para 120. Os internos que fugiram eram de celas diferentes.

Veja a lista dos fugitivos:

Vinicius Henrique Libaneo da Conceição

José Vinicius Pereira Silva

Edvan Esteves

Djavan Oliveira Gabriel - recapturado

Danrlei Rodrigues Veras da Silva

Jardson Oliveira Santos

André Brasil Ribeiro

Alex Junio Bispo da Silva

Cássio Dumont Martins Tavares

Wilson Ribeiro da Silva Filho

Ítalo Kaique Araujo da Silva

Frederico Alves de Sousa

David Oliveira Maciel

Marcos Vinicius de Souza Batista

João Paulo Ferreira da Costa

Fernando da Silva Brandão

Rafael de Jesus Oliveira

Fabrício Miranda Ferreira

Lucas Stefano dos Santos

Campo obrigatório