Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homens armados invadem navio com cocaína próximo ao Porto de Santos

Ninguém foi preso até o momento

Homens armados invadem navio com cocaína próximo ao Porto de Santos
Notícias ao Minuto Brasil

07:10 - 13/08/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Tráfico

Homens armados invadiram o navio italiano ‘Grande Francia’ e renderam a população neste domingo (12) a 15 quilômetros do acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Nesta segunda-feira (13), a Polícia Federal encontrou 1,3 tonelada de cocaína a bordo do cargueiro.

De acordo com o G1, ao menos quatro suspeitos conseguiram subir ao convés do navio. Suspeita-se que o grupo tenha prendido uma corda com um gancho na área frontal da embarcação.

+ Professor dizia a Tatiane que tinha nojo dela na cama, revela amiga

O capitão foi avisado da invasão por meio dos marinheiros. "Imediatamente quando percebeu a situação, o comandante disparou o alarme de pânico e trancou o passadiço. O aviso serviu de alerta para os demais tripulantes também se trancarem onde estavam", explicou Luciana Fuschini, delegada da Polícia Federal.

O pedido de socorro foi atendido pela equipe da Praticagem de São Paulo, que acionou o Núcleo Marítimo da Polícia Federal (Nepom) e Militares do recém-ativado Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, da Marinha.

A operação foi impedida pelo mar agitado, que chegou a ter ondas de mais de 2,5 metros. "Ficamos de prontidão e nos comunicando com o capitão via telefone e rádio a todo o momento. Eles estavam assustados, mas todos da tripulação estavam em locais seguros e não havia ninguém machucado", explicou a delegada.

Ainda segundo a apuração do G1, a ação criminosa durou cerca de duas horas. Os criminosos escaparam do local da mesma forma que chegaram ao navio: por meio de uma embarcação alumínio de cinco metros de comprimento. Quando eles deixaram o navio, o comandante disse aos polciais que dois contêineres foram abertos e revirados.

"Verificamos, na verdade, que os contêineres abertos e revirados eram uma distração para todos. Em outros dois contêineres, encontramos 41 bolsas pretas, algumas ainda molhadas [pelas ondas ou chuva], que estavam com mais de 1,2 mil tabletes de cocaína", afirmou Luciana.

A droga foi descarregada e a embarcação foi retida. Na última terça-feira (7), narcotraficantes foram flagrados por câmeras içando 1,2 tonelada de cocaína ao navio ‘Grande Nigéria’. 

"Ainda é cedo para afirmamos, mas é certo que os casos podem estar ligados e ser a mesma quadrilha atuando. Eles tentaram despistar a ação da polícia levando a droga até o mar, mas conseguimos localizar e apreender, mais uma vez", afirmou a delegada. 

Nas duas ocorrências, ninguém foi preso. Autoridades abriram um inquérito para investigar o caso. 

Leia também: 'Cena de filme', diz filho de idosa vítima de bala perdida em hospital

Campo obrigatório