Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Poder público não garante a vida dos presos', afirma Jungmann

O ministro da Segurança, Raul Jungmann, declarou que o crime domina o sistema prisional, que está nas mãos das facções criminosas

'Poder público não garante a vida dos presos', afirma Jungmann
Notícias ao Minuto Brasil

06:53 - 06/09/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Autonomia

Penitenciárias e delegacias brasileiras superlotadas. São 700 mil detentos nas mãos das facções criminosas. O domínio deveria ser do governo, mas a garantia ou não da vida dos presos não depende da administração federal. É o que diz o ministro da Segurança, Raul Jungmann. "O crime domina o sistema prisional porque o poder público não garante a vida dele [do preso]", declarou o titular da pasta.

Enclausurado dentro de uma cela, o preso acaba se transformando em um alvo fácil para as facções, avaliou Jungmann. Em meio à crise financeira, o sustento dentro e fora da unidade prisional, muitas vezes, vem da facção dominante.

+ Marinha cria projeto para combater tráfico de drogas e armas pelo mar

"Quem vai garantir muitas vezes essa renda para ele e para a família dele é a facção. Só que ela vai exigir que ele faça um juramento e ele passa a ser um escravo, dentro e fora do presídio", disse o ministro.

Ele ainda acrescentou que há uma alternativa para a ascendência das facções dentro dos presídios encolher. O Estado, por sua vez, deveria garantir a vida do preso em custódia. "Assim podemos tirá-lo das mãos das facções. Claro, ele vai continuar a pagar pelo que fez, mas, se deixar ele absolutamente indefeso em relação à sua vida lá dentro, a pergunta que faço à sociedade é: isso está valendo a pena?", questionou o ministro.

Campo obrigatório