Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministério Público investiga startup que criou o jogo Bolsomito 2k18

De acordo com o MPDFT, "o jogo possui clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República" e causa danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas

Ministério Público investiga startup que criou o jogo Bolsomito 2k18
Notícias ao Minuto Brasil

06:40 - 11/10/18 por Agência Brasil

Justiça Eleições

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito civil público para investigar a BS Studios, startup que desenvolveu jogo Bolsomito 2k18 em que o jogador ganha pontos ao matar minorias. O game está sendo comercializado pelo Steam, plataforma digital de distribuição de videogames. O MPDFT anunciou a investigação nesta quarta-feira (10).

De acordo com o MPDFT, "o jogo possui clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018" e causa danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas.

No game, o usuário assume a identidade do personagem Bolsomito, nome como é tratado o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) pelos seguidores. O jogador ganha pontos ao matar feministas, gays, negros e integrantes de movimentos sem-terra. O game foi lançado em 5 de outubro, dois dias antes do primeiro turno. No entendimento do Ministério Público, o jogo .

A Valve Corporation, responsável pela Steam, será notificada para que cesse a disponibilização do jogo Bolsomito 2k18 em sua plataforma de games, bem como informe os dados cadastrais dos responsáveis pelo jogo. Além disso, o Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação do MPDFT também vai trabalhar para identificar e qualificar os responsáveis pela BS Studios.

Campo obrigatório