Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alunos fazem ataque racista contra professora em SP: 'Galinha preta'

Além da ofensa racista, os estudantes desenharem a suástica, símbolo associado ao nazismo de Adolf Hitler, na porta da sala de aula

Alunos fazem ataque racista contra professora em SP: 'Galinha preta'
Notícias ao Minuto Brasil

08:50 - 11/10/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Injuria racial

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa Conselheiro, no Tremembé, Zona Norte de São Paulo, são suspeitos de fazerem um ataque racista contra a professora Odara Dèlé, que leciona Sociologia há quatro anos no estabelecimento. Além de desenharem a suástica, símbolo associado ao nazismo de Adolf Hitler, escreveram na porta da sala de aula dela "preta galinha do c***".

Segundo o G1, o caso aconteceu no último dia 2, mas a educadora, que gravou no celular dela as ofensas, só registrou boletim de ocorrência por injúria racial nessa quarta-feira (10), na Delegacia de Crimes Raciais, com orientação da direção da escola. Os autores do crime, conforme a queixa, são três adolescentes. Um deles teria confessado ao coordenador da unidade de ensino o envolvimento no ato.

+ PF descobre túnel de 50 metros no sítio de traficante condenado

Notícias ao Minuto

“O primeiro sentimento foi de incapacidade como educadora. Além disso, tenho trabalho já desenvolvido relacionado com a cultura africana, afro-brasileira, de rememorar sua importância, as contribuições da população negra na nossa sociedade. Mesmo assim, esses alunos demonstraram que este trabalho feito não adiantou de nada”, declarou a educadora. Os pais dos alunos foram chamados ao centro educacional.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação disse, por meio de nota, que "repudia todo e qualquer ato de preconceito e discriminação". "O respeito e a inclusão são princípios básicos trabalhados constantemente na rede estadual. Nas escolas são desenvolvidos trabalhos exemplares, como o da professora Odara Dèlé, responsável pela criação de um aplicativo para abordar a cultura afro-brasileira em sala de aula", diz a nota.

Ainda de acordo com o comunicado, "a Diretoria Regional Norte 2 está à disposição da professora para tudo o que for necessário".

Campo obrigatório