Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Advogado é preso por envolvimento em esquema de lixo hospitalar

Polícia encontrou resíduos hospitalares enterrados em uma fazenda da família do advogado Luiz Olinto

Advogado é preso por envolvimento em esquema de lixo hospitalar
Notícias ao Minuto Brasil

07:47 - 26/11/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Palmas

O advogado Luiz Olinto, irmão do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), foi preso nesse domingo (25) em Palmas (TO). Ele é suspeito de envolvimento em um escândalo relacionado a um lixo hospitalar encontrado em um galpão no Distrito Agroindustrial de Araguaína no começo do mês.

O mandado de prisão preventiva foi emitido na semana passada pela 1ª Vara Criminal de Araguaína. Ele foi preso na região central de Palmas e levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

No sábado (24), a polícia também encontrou resíduos hospitalares enterrados em uma fazenda da família do suspeito.

O delegado Romeu Fernandes informou ao 'G1' que Luiz Olinto seria responsável por fazer pagamentos da empresa Sancil Sanantonio, que era do pai dele, o ex-juiz eleitoral e advogado João Olinto. A instituição seria a responsável por despejar quase 200 toneladas de lixo no galpão.

+ Caso Daniel: Cristiana Brittes será denunciada por homicídio

Luiz Olinto também teria financiado a fuga de duas mulheres, que são registradas como sócias da empresa e dos motoristas que transportavam o lixo.

"Ele efetuava o pagamento de despesas dessas empresas, sobretudo da Sancil, participava diretamente dos atos de gestão. Também financiou a fuga das meninas e dos motoristas. Teve toda uma participação ativa, sobretudo na tentativa de frustrar que a polícia localizasse as testemunhas e obtivesse provas", disse o delegado.

A polícia afirma que Luiz Olinto foi o mentor da investida de retirar o lixo hospitalar do galpão logo após a primeira tentativa de fiscalização feita por agentes da Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Araguaína. O pai dele teria impedido a entrada dos fiscais.

O advogado passará por exame no IML e será levado para a Casa de Prisão Provisória de Palmas. Depois ele será transferido para Araguaína.

Campo obrigatório