Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF pede extradição de acusado de desvio de fundos de pensão

De Matteo era dono de uma consultoria de investimentos que prestava serviços para os institutos de previdência municipais

PF pede extradição de acusado de desvio de fundos de pensão
Notícias ao Minuto Brasil

18:18 - 13/02/19 por Estadao Conteudo

Justiça Foragido

As autoridades italianas prenderam nesta terça-feira, 12, o brasileiro Renato De Matteo Reginatto, de 37 anos, foragido desde abril de 2018, acusado de ser um dos principais envolvidos em um esquema de desvio de pelo menos R$ 1.3 bilhão de recursos de fundos de pensão municipais.

Ele foi detido no Aeroporto de Roma quando desembarcava de um voo oriundo dos Estados Unidos graças a uma cooperação internacional entre Polícia Federal, Interpol, a Agência de Imigração Norte-Americana (ICE) e a polícia italiana.

A Polícia Federal irá acionar o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI) para que a justiça brasileira solicite extradição do preso junto à Itália.

De Matteo era dono de uma consultoria de investimentos que prestava serviços para os institutos de previdência municipais e se tornou réu após a Operação Encilhamento, deflagrada em abril do ano passado, na qual a PF identificou que fundos de investimento eram criados para desviar recursos de previdências de municípios e Estados.

As investigações apontaram que administradores, gestores e intermediadores convenciam os institutos de Previdência a investir em empresas de fachada ou à beira da recuperação judicial. De acordo com a PF, De Matteo era a figura central do esquema e fazia a ponte entre municípios e gestores.

O brasileiro é dono da gestora FMD, que chegou a gerir R$ 590 milhões em recursos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). As investigações apontam que ele tinha contatos para acessar os responsáveis pelas aposentadorias de municípios e convencê-los a fazer investimentos arriscados. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório