Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-alunos matam oito pessoas em ataque a escola em Suzano

Ataque ocorreu na manhã desta quarta-feira (13)

Ex-alunos matam oito pessoas em ataque a escola em Suzano
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 13/03/19 por Folhapress

Justiça Massacre

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma escola pública tradicional na Grande São Paulo foi palco de um massacre no estilo dos ocorridos nos Estados Unidos. Um homem e um adolescente planejaram e executaram o assassinato de ex-colegas e funcionários da Raul Brasil usando um revólver, carregadores, uma arma medieval e uma machadinha. Antes, haviam matado o tio do adolescente. Morreram os estudantes Kaio Lucas da Costa Limeira, Cleiton Antonio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquiades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino e as funcionárias Marilena Ferreira Umezu e Eliana de Oliveira Xavier.

O crime ocorre em meio ao debate sobre posse de armas e chama a atenção por ter sido cometido em dupla e longamente planejado. O presidente Jair Bolsonaro lamentou o atentado seis horas após ocorrido.

"Quando [os policiais] desembarcaram, ouviram disparos. Se depararam com pessoas mortas pelo caminho, funcionárias, alunos, e ao chegar ao fundo da escola, eles tiveram contato visual com os dois atiradores, ainda vivos.

Antes de irem à escola, Luiz Henrique de Castro e Guilherme Taucci Monteiro foram a um lava-jato, às 9h30, e atiraram no proprietário, que era tio de Guilherme e teria descoberto o plano da dupla. Eles, então, entraram em um carro alugado, um Onix branco que aparece em imagens de câmeras de vigilância.

Atirador matou comparsa e depois se suicidou, diz PM

Atingido por machadinha, aluno correu até hospital próximo à escola

Na sequência, os dois foram até o colégio, na mesma rua, onde chegaram por volta das 9h40. Um vídeo de câmera de segurança mostra que o primeiro a entrar foi Guilherme. Vestido de preto, usando um lenço com estampa de caveira e com uma mochila, ele sacou um revólver e começou a disparar em direção a um grupo de alunos e da coordenadora pedagógica, Marilena Ferreira Umezu, uma das vítimas.

Na sequência, ele se dirigiu ao pátio, onde havia mais adolescentes pois era hora do intervalo. Menos de um minuto depois, Luiz Henrique entrou, colocou as armas no chão, pegou a machadinha e golpeou os alunos que haviam sido atingidos pelo comparsa.

Rapidamente, fugindo de Guilherme, um grupo de estudantes correu em direção da entrada da escola, onde encontraram Luiz Henrique.

As imagens mostram o ex-aluno tentando atingir o grupo. A machadinha só deixou de ser usada quando ele desferiu um golpe em um aluno que ficou com a arma presa no ombro mas conseguiu fugir e buscar ajuda em um hospital da cidade, a 300 metros.

Ex-alunos entraram pela porta da frente e mataram 1º a coordenadora

Outra câmara de segurança, essa na rua da escola, mostra o pânico dos estudantes que pulavam o muro da unidade para fugir da dupla.

A reportagem conversou com Juliano Simões de Santana, vizinho da escola. O morador disse que ouviu os disparos próximo ao intervalo das aulas do período matutino. "Moro ao lado, ouvi um tumulto e fui para lá. Cheguei e vi várias crianças saindo correndo ensanguentadas. Um desespero, professor, funcionário, todos correndo", afirmou.

As vítimas são o empresário Jorge Antonio de Moraes, tio de Guilherme, e os alunos Kaio Lucas da Costa Limeira, Cleiton Antonio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquiades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino.

Além da coordenadora Marilena, a inspetora de ensino Eliana Regina de Oliveira Xavier foi outra funcionária da escola morta no ataque. As informações foram confirmadas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Marcelo Vieira Salles, os policiais chegaram à escola quando os dois atiradores ainda faziam os disparos na direção dos estudantes, que deixavam o prédio desesperados.

Segundo Salles, ao que tudo indica, um atirador atirou na na cabeça do outro. Depois, esse se suicidou.

Os policiais chegaram rapidamente ao local porque haviam sido acionados em razão do primeiro ataque da dupla, no lava-jato. Os PMs tentavam localizar o Onix Branco apontado por testemunhas como o veículo da fuga.

Aos avistarem o carro parado na frente da escola se depararam o crime em andamento. "Quando [os policiais] desembarcaram, ouviram disparos. Se depararam com pessoas mortas pelo caminho, funcionárias, alunos, e ao chegar ao fundo da escola, eles tiveram contato visual com os dois atiradores, ainda vivos."

Ainda segundo o comandante, os dois estavam em frente a uma sala de aula que funciona o centro de línguas, onde estavam cerca de 25 alunos. "Ao que tudo indica, eles entrariam também nessa sala e disparariam contra essas crianças. Quando eles viram a Força Tática, eles entraram para dentro um corredor e um atirou na cabeça do outro e, depois, esse se suicidou logo após", afirmou ele.

Segundo a reportagem apurou, os ex-alunos planejavam o ataque há cerca de um ano e meio. A informação foi confirmada em por um policial que acompanha o caso.

Segundo ele, Luiz Henrique e Guilherme conversaram sobre o ataque por meio de mensagens de texto. O teor das conversas não foi informado.

Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é a de que o tio de Guilherme tenha descoberto o plano da dupla e, por isso, os criminosos teriam feito uma "queima de arquivo".

A polícia acrescentou que as armas usadas no crime foram compradas por Monteiro, com o dinheiro que recebeu de um carrinho de cachorro-quente onde trabalhava. O valor das compras e onde foram feitas é verificado pela polícia.

Já o carro usado pela dupla, um Onyx branco, foi alugado por Castro, segundo nota da Localiza, em 21 de fevereiro, com devolução para o dia 15.

A polícia também divulgou dois cadernos escolares apreendidos no carro usado pela dupla, nos quais há desenhos. O material será analisado por investigadores.

À noite, uma missa foi realizada na frente da escola.

Após o ataque, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que os procedimentos de segurança em todas as 5.3000 escolas serão revistas e que está em estudo um projeto para reforçar as unidades mais vulneráveis.

As aulas em todas escolas públicas estaduais e municipais de Suzano estão suspensas até sexta-feira (15).

O governador João Doria (PSDB) declarou luto oficial de três dias no Estado. Segundo ele, o ataque foi "a cena mais triste que eu já assisti em toda a minha vida".

Já o presidente Jair Bolsonaro (PSL), só se manifestou pelas redes sociais, e após mais de seis horas dos crimes. Segundo ele, o caso foi "uma monstruosidade e covardia sem tamanho."

COMO FOI O ATENTANDO

- Por volta de 9h30, dupla de homens jovens ataca dono de lava-jato próximo à escola a tiros –ferido, o homem depois é socorrido e levado para cirurgia ainda no fim da manhã

- Os homens seguem até a escola, onde entram e atiram na coordenadora pedagógica, que morre

- Eles atiram em uma segunda funcionária da escola, que também é morta

- Os atiradores se encaminham para o pátio da escola. É hora do lanche e há apenas alunos do ensino médio

- Os atiradores abrem fogo. Quatro adolescentes são mortos no local, e outras são feridos

- Atiradores se dirigem para o centro de línguas que funciona na escola, em outro andar. Lá, a professora e os alunos se trancam em uma sala

- Do lado de fora, os dois atiradores se suicidam

- Polícia chega ao local 8 minutos após ser chamada e examina o armamento encontrado com os criminosos. Há suspeita de que haja explosivos

Campo obrigatório