Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dupla armada rende agentes e resgata menores da Fundação Casa

Os jovens ainda não foram encontrados

Dupla armada rende agentes e resgata menores da Fundação Casa
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 02/07/19 por Folhapress

Justiça São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Três adolescentes foram resgatados da Fundação Casa, por volta das 23h30 desta segunda-feira (1) em Ribeirão Preto (313 km de SP). Dois homens, encapuzados e com armas, pularam o muro da unidade, renderam dois agentes e facilitaram a fuga dos menores infratores. O trio não havia sido recapturado até a publicação desta reportagem. 

Segundo o juiz Paulo Gentile, da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto, a dupla que invadiu a unidade Ouro Verde usou uma escada para subir um muro. Em seguida, cortaram um alambrado, renderam dois funcionários e resgataram dois menores de 17 anos,e um de 16. "A unidade conta com menores em situação de internação provisória. Os garotos resgatados respondem por roubo, tráfico e latrocínio [roubo seguido de morte]", disse o magistrado. 

O juiz alertou sobre os riscos que os menores internados na unidade correm, por conta da falta de segurança, o que para ele ficou evidenciado com o resgate do trio nesta segunda. "Da mesma forma que invadiram para fazer um resgate, poderiam ter entrado na unidade para se vingar de algum menor, para matar", afirmou. 

Ele acrescentou que o Ministério Público deve instaurar um inquérito civil para apurar, no âmbito da promotoria, eventuais falhas na segurança da unidade.  "Há falhas estruturais [na unidade] como a ausência de câmeras e de cerca elétrica, coisas que são encontradas em uma residência", destacou.   

Em 25 anos atuando na Vara da Infância da cidade, Gentile afirmou ser esta é a terceira vez que sabe de resgates na Fundação Casa. As duas anteriores ocorreram em 1997. 

A unidade Ouro Verde é uma das quatro da Fundação Casa existentes em Ribeirão Preto. Com capacidade para 83 internos, havia 78 menores no local no momento do resgate do trio. 

RESPOSTA

A Fundação Casa afirmou que a Corregedoria da instituição instaurou uma sindicância para apurar o resgate dos três menores. "A Polícia Militar foi acionada e faz buscas na região. A Polícia Civil vai instaurar inquérito civil para investigar o resgate", diz trecho de nota. 

Campo obrigatório