Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Witzel cria secretaria de vitimização de policiais no Rio

O governador vai criar uma secretaria para policiais militares vítimas de violência

Witzel cria secretaria de vitimização de policiais no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

09:05 - 26/07/19 por Folhapress

Justiça Governador

THAIZA PAULUZESÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), vai criar uma secretaria de vitimização dos policiais militares e outras vítimas do crime organizado. No estado, a morte de agentes e os homicídios vêm caindo, ao contrário do número de pessoas mortas por policiais. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), no Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, na capital paulista, evento em que o governador foi ovacionado.

À reportagem, Witzel afirmou que colocará uma mulher à frente da pasta, mas não respondeu quando perguntado se será militar ou civil. 

Segundo o governador, a pasta "vai cuidar da vitimização dos policiais e das pessoas com deficiência, mas não só isso, vitimização de maneira ampla." A ideia é olhar para "todos que sofreram com a violência causada pelo crime organizado", afirmou. 

O número de homicídios no Rio caiu 23%, quando comparados os primeiros semestres de 2018 e 2019, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública). Já os mortos em ações policiais aumentaram 15% no mesmo período. Foram 881 mortes por agentes este ano, contra 669 nos seis primeiros meses do ano passado.

Entre os casos em que testemunhas acusam agentes de serem os autores dos disparos está o de Jenyfer Cilene, 11, morta em fevereiro, em Triagem, na zona norte da cidade, e o de Kauan Peixoto, 12, atingido por três tiros na comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, em março.

O número de policiais mortos em serviço, no entanto, teve queda de 63%. Foram sete agentes vitimados entre janeiro e julho. "No Rio hoje o crime e o terrorismo têm feito vítimas para poder colocar a culpa e a responsabilidade na PM. Vamos ter uma secretaria dedicada a cuidar das vítimas de todo esse processo de enfrentamento", disse Witzel à Folha. 

De acordo com o governador, a nova secretaria será a primeira do tipo no Brasil e vai trabalhar com assistência psicológica e na "composição de danos", intermediando auxílio da Defensoria Pública, por exemplo. A pasta terá, segundo Witzel, um viés mais especializado para atender esses casos. 

Hoje, quem auxilia as vítimas de violência no estado é a secretaria estadual de Direitos Humanos. "É uma pasta ampla, que agora vai se concentrar nas outras áreas, na mulher que sofre violência doméstica, crianças em situação de risco, programas sociais de moradia, alimentação. Estamos destacando a vitimização", disse Witzel. 

A ideia de criar a secretaria, afirma o governador, partiu dos seus estudos de direito penal. "Sempre fui estudioso da vitimologia e vejo um momento oportuno para implementar a política de vitimização no estado", afirmou. 

Campo obrigatório