Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É mesmo preciso caminhar 10 mil passos por dia para emagrecer?

Muitos de nós contamos os passos que caminhamos com relógios inteligentes ou através de aplicações nos smartphones e, é claro, ficamos felizes quando atingimos o objetivo diário de 10 mil passos.

É mesmo preciso caminhar 10 mil passos por dia para emagrecer?
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 21/08/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Caminhada

Se vai contar os passos que dá, o seu objetivo é ‘simples’. A maioria dos dispositivos de monitorização têm uma meta padrão de 10 mil passos - o mítico número que devemos alcançar diariamente.

Segundo informações divulgadas pela BBC, supõe-se que esse número surgiu após anos de pesquisa para determinar se oito mil, 10 mil ou talvez 12 mil seriam ideais para a saúde a longo prazo. Porém, na verdade, não existe muita pesquisa sobre o assunto.

O número mágico ‘10 mil’ remonta a uma campanha de marketing realizada pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.

Uma empresa japonesa começou a vender um pedómetro chamado Manpo-kei: ‘man’ que significava 10 mil, ‘po’ significando passos e ‘kei’ que designava metros. Foi um enorme sucesso e basicamente o número colou.

Questionando a meta

Uma nova pesquisa de I-Min Lee, professora de medicina da Harvard Medical School, e uma equipe de investigadores concentrou-se num grupo de mais de 16 mil mulheres nos seus setenta anos, comparando o número de passos dados todos os dias com a probabilidade de morrer por qualquer causa.

Cada mulher passou uma semana usando um dispositivo para medir o movimento durante as horas acordadas. Então, os investigadores aguardaram.

Quando foram verificar, quatro anos e três meses depois, 504 tinham morrido. Quantos passos acha que as sobreviventes tinham dado? Foi o mágico número de 10 mil passos por dia?

De fato, a média de sobreviventes era de apenas 5.500 passos - e quanto mais passos, melhor. As mulheres que deram mais de quatro mil passos por dia tinham uma probabilidade significativamente maior de ainda estarem vivas do que aquelas que deram apenas 2.700 passos.

Surpreendente que uma diferença tão pequena possa ter consequências para algo tão crítico quanto a longevidade.

Por essa lógica, pode supor que quanto mais passos as mulheres deram, melhor. Até certo ponto, sim - mas apenas até 7.500 passos por dia, após os quais os benefícios se estabilizavam. Mais do que isso não fazia diferença na expectativa de vida.

É claro, que uma desvantagem deste estudo é que não podemos ter certeza de que os passos precederam a doença que as matou. Os investigadores incluíram apenas mulheres que estavam em condições de andar ao ar livre e pediram às pessoas que avaliassem a sua própria saúde, mas talvez houvesse alguns participantes que estivessem bem o suficiente para andar, mas que já não estivessem bem o suficiente para caminhar muito.

Por outras palavras, eles deram menos passos porque já estavam doentes e os próprios passos não faziam diferença. Mas para essa faixa etária, este estudo sugere que talvez 7.500 sejam suficientes - embora seja possível que etapas extras possam conferir proteção adicional contra condições específicas. A maior contagem de passos também poderia ter sido um indicador de mulheres que geralmente tinham sido mais ativas ao longo da vida, e foi isso que as ajudou a viver mais tempo.

Por esse motivo, é difícil desvendar os benefícios exatos da saúde dos passos extras. Além disso, há a questão do número ideal de passos em termos psicológicos. O alvo de 10 mil pode parecer um objetivo difícil para alcançar todos os dias, o que pode fazer com que muitas pessoas nem tentem.

Conclusão

As metas de contagem também podem ser contraproducentes para os mais aptos, sinalizando que devem parar quando alcançam o número mágico de 10 mil, em vez de ficarem mais em forma, digamos, fazendo mais.

O que podemos concluir de tudo isto? Conte se achar que isso o motiva, mas lembre-se de que não há nada de especial em caminhar 10 mil passos. Defina o objetivo certo para você: pode ser mais, pode ser menos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório