Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cuidados ao usar suas lentes de contato

Apesar da praticidade, usar lentes de contato direto pode causar infecção na córnea e até levar à cegueira

Cuidados ao usar suas lentes de contato
Notícias ao Minuto Brasil

07:50 - 22/08/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle lentes de contato

Os problemas de visão afetam uma grande parte da população mundial e a proximidade com a perfeição somada à não adaptação aos óculos, faz das lentes de contato um item bastante popular.

Contudo, o uso regular de lentes de contato não as isenta de desconforto no momento de removê-las ou recolocá-las e não é incomum que as pessoas não as retirem enquanto tomam banho – sejam eles de chuveiro, piscina ou mar – e também durante

o sono. Porém, se você está entre estas pessoas, deverá alterar rapidamente os seus hábitos.

A revista Popular Science reportou que uma mulher de 41 anos do Reino Unido perdeu a visão do olho esquerdo. O motivo? Banhos e natação frequentes sem retirar as lentes de contacto. O ‘vilão’ foi um protozoário chamado Acanthamoeba polyphaga que rastejou para o olho provocando uma infeção na córnea, a ceratite.

Depois de dois meses de dor, visão turva e sensibilidade à luz, a mulher dirigiu-se ao Manchester Royal Eye Hospital, onde os médicos encontraram uma forma de anel no olho esquerdo e uma camada nebulosa que cobria a córnea. Após testes de visão, o diagnóstico foi de um olho esquerdo com visão 20/200. Nos Estados Unidos esse resultado significa cegueira total.

Segundo a Popular Science, a ceratite por Acanthamoeba afeta apenas uma ou duas pessoas em cada milhão de portadores de lente de contato, mas os infectados, em geral, necessitam de transplantes de córnea, o que não garante a restauração completa da visão. 

Raju destaca que “é um longo caminho para algo totalmente evitável”. Entre as dicas de prevenção estão a remoção das lentes antes do contato quando tomar banho e para dormir, além de evitar reutilizar a solução salina e higienizar o estojo das lentes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório