Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sofre de enxaquecas? Pare de tomar café!

Estudos revelam que três xícaras por dia já podem agravar a crise

Sofre de enxaquecas? Pare de tomar café!
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 25/08/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Enxaquecas

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Todavia, para aqueles que sofrem com enxaquecas, a bebida pode representar um problema: um novo estudo indica que tomar três xícaras de café por dia pode desencadear as terríveis dores de cabeça.

A pesquisa, publicada no periódico científico American Journal of Medicine, revela que outras bebidas com cafeína, como energéticos, refrigerantes e até mesmo chás, também podem desencadear enxaqueca.

Os investigadores também apuraram que para aqueles cujo consumo não é frequente, a crise pode ser deflagrada por quantidades ainda menores, como uma ou duas xícaras de café ou de bebidas com cafeína.

Outra descoberta aponta que a abstinência da cafeína também é um fator que interfere na enxaqueca, sendo responsável por causar dores de cabeças em indivíduos que consomem muito café ou bebidas cafeinadas e param de as ingerir repentinamente.

“A complexidade da cafeína reside no fato de que às vezes é prejudicial e às vezes é benéfica. Isso está relacionado à dose e frequência diárias”, explicou Elizabeth Mostofsky, do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, à revista norte-americana Time.

O estudo

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas analisaram dados de 98 pessoas – na sua maioria mulheres – que sofriam de duas a 15 crises de enxaqueca por mês. Durante seis semanas, os participantes responderam a dois questionários por dia sobre o seu consumo de café, além da prática de outras atividades desencadeantes da doença (consumo de álcool, estado menstrual, clima, exercício físico e humor).

Os voluntários ainda descreveram os sintomas da enxaqueca que sofreram durante o período do estudo e de que forma a trataram. Adicionalmente, foram recolhidos históricos médicos e demográficos. 

No final do acompanhamento, a equipe analisou os dados, considerando os fatores de risco para enxaqueca. A análise mostrou que o consumo de três xícaras de café – ou outras bebidas com cafeína na sua composição – estava associado ao maior risco de dores de cabeça tanto no dia do consumo quanto no dia seguinte. Essa relação não foi encontrada para a ingestão de uma ou duas bebidas com cafeína.

Apesar dos resultados, os cientistas esclarecem que o estudo foi observacional e, portanto, não foi possível estabelecer uma relação de causa e efeito. Eles aconselham, porém, que os indivíduos propensos a crises de enxaqueca fiquem atentos à ingestão de cafeína.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório