Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Afinal, os alimentos integrais engordam ou emagrecem?

Conheça os cinco mitos sobre estes alimentos

Afinal, os alimentos integrais engordam ou emagrecem?
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 28/08/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentos integrais

Relativamente aos alimentos integrais existem estudos de todos os tipos e posturas contraditórias. Se algumas pesquisas defendem os benefícios dos alimentos integrais, outras consideram que eles não são realmente vantajosos para a saúde ou para manter um peso saudável e uma dieta equilibrada.

Nesse sentido, a publicação especializada Medical Daily revelou cinco mitos sobre estes alimentos ricos em fibra:

  1. Os alimentos integrais emagrecem: É um falso mito acreditar que os alimentos de origem integral não engordam – seja pão, massa ou arroz. Como em tudo o que tem a ver com a alimentação, o excesso pode provocar efeitos não desejados e negativos. Comer demasiados alimentos que sejam integrais está diretamente relacionado em alguns casos com o risco de obesidade. Incorporar muita fibra na dieta de forma repentina pode fazer com que tenhamos problemas estomacais que podem resultar um excesso de peso.

Por isso, são diferentes dos light, que a priori tem menos calorias do que os alimentos ‘normais’, mas que não deixam de ser processados. 

3. Os alimentos integrais são baixos em calorias: Os alimentos integrais não têm menos calorias do que os refinados, e podem inclusive incorporar mais. A diferença é que regra geral, os alimentos integrais contêm na sua integridade muito mais vitaminas, sendo dessa forma mais nutritivos. No entanto, em nenhum caso estão associados a um menor teor calórico.

4. Os alimentos integrais só contêm fibras: Os nutrientes dos alimentos integrais não se reduzem somente à fibra, sendo bastante variados. Contendo adicionalmente e sobretudo vitamina E, que é um forte antioxidante, e elementos como ferro, magnésio e potássio.  

5. O pão integral não engorda e o pão branco sim: Pelo contrário. O pão integral não é melhor do que o pão branco nem contribui com menos calorias para o organismo. Na elaboração clássica do pão branco, este alimento é unicamente composto por farinha, água, fermento (levedura) e sal. Já ao pão integral normalmente é acrescentado outro tipo de nutrientes que podem aumentar mais calorias ao organismo.

O que ocorre é que ainda assim o pão integral, como é composto por hidratos de carbono complexos, aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome, o que por sua vez pode resultar na ingestão de menos calorias ao longo do dia.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório